Deputada Cláudia de Jesus alerta sobre risco de privatização da Caerd em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus alerta sobre risco de privatização da Caerd em Rondônia


A deputada destacou a importância da Caerd e o impacto que uma eventual privatização pode causar aos municípios que não têm arrecadação 

 

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), nesta última terça-feira (1), a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) manifestou preocupação com a possibilidade de privatização da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) e defendeu um debate mais profundo e participativo sobre o tema.

 

A deputada destacou a importância da Caerd e o impacto que uma eventual privatização pode causar aos municípios que não têm arrecadação suficiente para manter seus próprios sistemas de abastecimento. Ela criticou a ideia de entregar a estrutura já existente à iniciativa privada, especialmente em cidades que já possuem sistema funcional. “Pensa: o município com toda uma estrutura pronta, e aí privatizar? Isso não é justo”, disse. A parlamentar também citou o exemplo de Ji-Paraná, onde, segundo ela, não há reajuste na tarifa de água há 10 anos. “Fiquei muito feliz em saber que o prefeito Afonso é contra a privatização”.
 

Durante sua fala, Cláudia de Jesus também mencionou a insatisfação dos servidores da Caerd, que a procuraram preocupados com o futuro da companhia. Para ela, é essencial ouvir tanto os trabalhadores quanto a população. “A sociedade precisa ser chamada para esse debate. Privatizar, por si só, não resolve. Olha o que aconteceu com a Energisa em Rondônia. A população reclama constantemente do valor da conta de energia”.
 

A parlamentar encerrou pedindo que a Assembleia promova uma audiência pública para discutir o tema com profundidade. “O parlamento está acordando para realidades que afetam a vida da população. Colocar o pé no freio é necessário para pensar alternativas que não prejudiquem os mais vulneráveis”.
 

Cristiane Abreu | Jornalista 
Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO

Post Navi

Postar um comentário

0 Comentários