Estratégia da Semasf é ofertar o resgate da autoestima e autonomia para a construção de novos projetos de vida para a superação e saída das ruas

Estratégia da Semasf é ofertar o resgate da autoestima e autonomia para a construção de novos projetos de vida para a superação e saída das ruas

 


Entre os serviços já ofertados, estão cerca de 35.500 refeições, incluindo café da manhã
Entre os serviços já ofertados, estão cerca de 35.500 refeições, incluindo café da manhã
Preocupada com o grande número de pessoas em situação de rua na cidade, sujeitos a todo tipo de perigo e vulnerabilidade, a Prefeitura de Porto Velho mantém os serviços assistenciais para contribuir com a construção de uma qualidade de vida melhor dessa população, dignificando a integridade pessoal e promovendo ações para a reinserção familiar e social, por meio do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) Dom Moacyr Grechi, coordenado pela Secretaria Assistência Social e da Família (Semasf).

Segundo a secretária da Semasf, Lucília Muniz de Queiroz, a gestão atual está em processo de análise técnica para melhorar o funcionamento do serviço, inclusive com um espaço maior para o Centro, além de fortalecer a equipe do serviço especializado de abordagem social. “A melhoria do serviço é uma determinação do prefeito Léo Moraes, para que possamos atender com mais qualidade essa população tão sofrida”.

O Centro Pop realizou o Censo 2021 que identificou o quantitativo de 427 pessoas em situação de rua. Para garantir os direitos básicos de cidadania, saúde e educação para esse público, o local foi criado com o intuito de prestar assistência social emergencial e mantém os serviços para pessoas em vulnerabilidade social, como imigrantes, dependentes químicos e pessoas de baixa renda que vivem nas ruas da cidade.

A estratégia da Semasf é ofertar, por meio dos serviços socioassistenciais, o resgate da autoestima e autonomia para construção de novos projetos de vida que ensejem a superação e a saída das ruas.

SERVIÇOS OFERTADOS

Segundo a secretária Lucília Muniz de Queiroz, a gestão está em processo de análise técnica para melhorar o serviçoSegundo a secretária Lucília Muniz de Queiroz, a gestão está em processo de análise técnica para melhorar o serviço
O Centro Pop é o órgão imediato de atendimento à pessoa em situação de rua na Assistência Social, conforme a Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS 109/2009). O Centro Pop Dom Moacyr Grechi, desde sua inauguração, já prestou atendimento a mais de 700 pessoas em situação de rua. O número já é superior ao identificado no Censo. Dentre os serviços já ofertados, estão cerca de 35.500 refeições, incluindo café da manhã; 4.800 banhos, bem como demais serviços de garantia de direitos e cidadania, como documentações e articulações com a rede territorialização do município.

No local também são oferecidos atendimentos psicossociais (assistente social e psicólogo), cursos, oficinas, além de espaço para alimentação e higiene pessoal.

Em abril próximo, o Centro Pop acolhe o Pop Jud, que é uma ação do Conselho Nacional de Justiça a partir da resolução 425/2021. O objetivo é oferecer à população em situação de rua atendimento prioritário e sem burocracia nos tribunais brasileiros, possibilitando o acesso à Justiça de modo célere.

DOAÇÕES

O Centro POP recebe doações para auxiliar nos serviços prestados, de roupas (principalmente masculinas), sapatos ou chinelos. A instituição está localizada na rua Joaquim Nabuco, nº 2874, bairro São Cristóvão.

Post Navi

Postar um comentário

0 Comentários