COLUNA POLÍTICA BERADEIRA- Liberdade de expressão ou falta de educação?
*por Yalle Dantas
LIBERDADE DE EXPRESSÃO OU FALTA DE EDUCAÇÃO?
Na última semana rendeu, e bem, a notícia da ativista nas redes sociais e recém empossada vereadora, Sofia Andrade (PL), ter sido condenada judicialmente a pagar 20 mil reais ao governador de Rondônia, Marcos Rocha, por uma série de palavras vociferadas a Rocha em um vídeo em outubro de 2023, das quais, obviamente, por questão de educação não irei republicar. A defesa dela diz que foi liberdade de expressão. A justiça não concordou, pelo menos por agora, já que cabe recurso.
DISCURSO DE ÓDIO
Com a tal da liberdade de expressão, palavra agora ultimamente utilizada para “maquiar” os tais discursos de ódio, espero que sirva de lição a muitos que estão esquecendo a máxima de que as leis existem para todos, tanto na vida real, quanto na era da comunicação digital. Neste caso, acredito que nem precisa saber as tais leis do que pode ou o que não pode falar ou escrever, só seguir a regra da boa educação, usando sábias palavras na defesa de cada ideal.
ESPERO QUE ME REPRESENTE
Espero sinceramente que Andrade tome uma nova postura, agora como vereadora, não no fato de se calar ou falar o que acredita que deve ser falado ou denunciado, mas buscando fazer isso com mais postura, para não acabar perdendo a razão. Eleita com votação expressiva com quase 3 mil e 500 votos, a vereadora, e minoria feminina representada por nós mulheres, agora na Câmara dos Vereadores de Porto Velho, desejo que nos represente de fato, usando um vocabulário de bom tom para não passarmos vergonha alheia. A ela desejo sucesso, até pela garra que percebi que tem em lutar pelo que acredita ser para o bem de nossa população. A ela, desejo sinceramente um bom mandato de benefícios e menos barracos. Oremos!
O OFENDIDO...
Falando no outro lado, o que se sentiu ofendido, o governador Marcos Rocha, só digo uma coisa: podem até criticar algumas ações administrativas do chefe de estado, como no caso citado pela agora vereadora, (do aumento do ICMS), porém, Rocha, desde a época em que foi diretor do Colégio Tiradentes, secretário municipal de Educação da época do então prefeito Mauro Nazif, sempre teve o bom trato com as pessoas próximas e público em geral. Eu mesma, quando nas últimas eleições governamentais, assessorava o então opositor candidato ao governo, senador Marcos Rogério, sempre fui tratada com todo o respeito e educação, tanto pelo próprio governador, quanto de sua principal assessora de Comunicação, agora secretária de Governo, Rosangela Silva. No mais, em se tratando do nosso líder maior, certo ou errado, deve ser tratado com respeito e educação, até pelo cargo que exerce.
ESSA ME REPRESENTA
Ainda dentro do tema de representatividade feminina, a deputada estadual Ieda Chaves, ativista social das mais atuantes, essa semana comemorou uma das notícias mais significativas dos últimos tempos para beneficiar as mulheres. Ela foi uma das parlamentares que mais batalhou para a liberação de investimentos (na ordem de 19 milhões de reais) para a Casa da Mulher Brasileira, uma obra importante para abrigar aquelas que são vítimas de violência.
INAUGURAÇÃO NOVA RÁDIO RIO MADEIRA
Também na última semana tivemos a inauguração das novas instalações da Rádio Rio Madeira FM 105,9, situado na rua Wanda Esteves, nº 2459, bairro Flodoaldo Pontes Pinto, em Porto Velho (RO). O espaço promete elevar a qualidade dos programas e entrevistas, graças a um projeto moderno, equipamentos de última geração e um ambiente totalmente pensado para o conforto de locutores, apresentadores e convidados.
COM A PALAVRA EVANDRO REIS
Segundo o diretor de programação, Evandro Reis, a novidade traz benefícios não apenas para os profissionais, mas também para os ouvintes, que poderão acompanhar programas ao vivo com imagem em tempo real e interagir via telefone e WhatsApp. “Essa modernização terá um impacto positivo tanto nas ondas do rádio quanto nas redes sociais. Queremos valorizar a participação do público, aproximando ainda mais a rádio de sua comunidade”, disse.
LUTO NA COMUNICAÇÃO
Também repercutiu e chocou a todos o desencarne do professor Jorge Peixoto, aos 68 anos, um dos "dinossauros" do programa de rádio "Papo de Redação". Jorge Peixoto estava internado desde sexta-feira (3), quando foi entubado devido a problemas cardíacos. Meus sinceros pêsames aos Dinos e familiares e a todos os comunicadores. Peixoto nos honrou em aparição televisiva com a camiseta do grupo União dos Jornalistas, também será eternamente lembrado no acervo de bonecos gigantes da Banda do Vai Quem Quer.
0 Comentários