O governo de Rondônia concluiu as entregas aéreas de cestas básicas, água mineral, kits de limpeza, assistência médica e outros itens essenciais às comunidades atingidas pela estiagem. Devido ao retorno das chuvas em diversas regiões, a operação continuará apenas por via terrestre e fluvial, atendendo as comunidades isoladas do Alto, Baixo e Médio Madeira, além de aldeias indígenas. Desde o início das operações, foram transportadas mais de 45 toneladas de alimentos e outros recursos essenciais para assegurar a saúde e o bem-estar da população dessas localidades.
Coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), através do Comitê Gestor para Adaptação e Enfrentamento às Mudanças Climáticas no Estado de Rondônia, em parceria com a Prefeitura de Porto Velho, Defesa Civil Estadual, Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e empresas privadas, a ação tem como objetivo garantir o atendimento emergencial às localidades mais afetadas pela estiagem.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ação garante que as comunidades afetadas pelas mudanças climáticas recebam assistência rápida e eficaz, minimizando os impactos, mesmo diante das adversidades.
De acordo com o coordenador estratégico operacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Jaime Fernandes da Silva, apesar do sucesso das operações aéreas, com o início das chuvas, a continuidade da ação será realizada por vias terrestres e fluviais. “Com a criação do Comitê Gestor para Adaptação e Enfrentamento às Mudanças Climáticas, as operações irão prosseguir, baseadas nas demandas identificadas pelo Comitê”, explicou.
0 Comentários