SEGURANÇA PÚBLICA Governo de RO assina Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares Roubados ou Furtados

PORTO VELHO Tempo

SEGURANÇA PÚBLICA Governo de RO assina Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares Roubados ou Furtados

O governo do estado esteve representado pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec)
Compartilhe no WhatsApp

O governo do estado esteve representado pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec)

 

governo de Rondônia assinou o Protocolo Nacional de Atuação Unificada de Recuperação de Celulares Roubados ou Furtados (Procel), que viabiliza a implementação do Programa Celular Seguro no estado, iniciativa do governo federal com objetivo de combater o roubo e furto de celulares em todo o país. A assinatura aconteceu durante reunião da 2ª Jornada Nacional de Integração de Dados, realizada em 1º de agosto, no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em Brasília.

O governo do estado esteve representado pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). Além de Rondônia, outros nove estados assinaram o protocolo: Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Tocantins, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Bahia e Piauí. A metodologia e o fluxo do Procel serão desenvolvidos por um Grupo de Trabalho (GT), criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O grupo será composto por integrantes da Secretaria Executiva do MJSP, Subsecretaria de Tecnologia da Informação (STI), Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e representantes das Secretarias de Segurança Pública dos estados participantes.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o ingresso do estado no Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares é um registro importante para a segurança rondoniense. “Com a medida, o governo busca garantir mais tranquilidade e proteção à população”, ressaltou.

Durante o evento, o secretário-adjunto da Sesdec, Hélio Gomes enfatizou a relevância do Procel para o estado. “A adesão representa um avanço para a segurança pública em Rondônia. A recuperação de celulares roubados não só devolve os bens às vítimas, mas também desarticula redes criminosas que atuam na comercialização ilegal desses aparelhos.”

IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA

O Procel será inicialmente implantado em formato de teste, por meio de operações unificadas, para garantir sua eficácia em âmbito nacional. Após a fase de implementação piloto, os demais estados do país serão convidados a aderir ao protocolo e receberão o apoio do MJSP.

O estado do Piauí, pioneiro do projeto, já recuperou mais de 8 mil aparelhos em um ano e meio, consolidando-se como um exemplo no combate ao roubo e furto de celulares. O projeto envolve operações de blitz, intimações em massa e a Operação Interditados, que visa suspender as atividades de lojas físicas e virtuais envolvidas na compra e revenda de celulares roubados.

Com a adesão ao Programa Celular Seguro, Rondônia fortalece a segurança pública e a luta contra o crime, buscando recuperar aparelhos roubados e prevenir novos crimes, para garantir a tranquilidade da população.

Siga no Google News

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem