A primeira atividade de apoio aos agricultores familiares foi oferecer capacitação para implantar o manejo da atividade de apicultura sustentável na região, no final do ano de 2022. |
O trabalho de estímulo ao desenvolvimento da atividade de apicultura em Rondônia, vem sendo realizado pela Jirau Energia há mais de dois anos. Além de capacitar e auxiliar na implementação da atividade, a empresa também entregou materiais e equipamentos para estruturação e desenvolvimento dessa atividade. Desde dezembro de 2022 até março de 2024 foram empregados mais de R$ 248.000 em recursos através do Convênio Jirau 039/2012 1º Aditivo, relação de parceria que foi reconhecida, no sábado (15/05), no evento “Dia Especial de Apicultura da Amazônia Ocidental”, promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric).
O evento foi realizado no Café Quixadá, na Estrada do Areia Branca, e ressaltou, entre outras doações importantes, as entregas de equipamentos disponibilizadas pela Usina Hidrelétrica Jirau para o manejo das abelhas. A programação evidenciou ainda, a doação de 400 caixas para criação de abelhas, adquiridas através de emenda parlamentar pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).
Mais de 300 Apicultores de Porto Velho e região compareceram ao evento, o que demonstra o quanto a atividade vem ganhando produtores e se mantém em crescimento no Estado. Miguel Lins é Analista de Socioeconomia da Jirau Energia e acompanha há anos o trabalho desenvolvido pelos Apicultores. “É possível observar que a produção de mel está em franco crescimento no município de Porto Velho, sendo uma atividade sustentável, além de gerar emprego e renda para os produtores familiares, contribuindo para o fomento e o fortalecimento da economia da região. Avaliamos esta parceria da Jirau Energia com a SEMAGRIC de suma importância para o crescimento sustentável desta atividade”, avalia Miguel.
A Jirau Energia iniciou o trabalho de capacitação para execução das atividades de apicultura ainda em 2022, quando implementou três turmas de treinamento em Apicultura Sustentável para Iniciantes, com foco na produção de abelhas rainhas, melhoramento genético e transformação de cera bruta em cera alveolada, com o objetivo de munir de conhecimento técnico os produtores da agricultura familiar para a implantação e manejo da atividade sustentável, enxergando que a região Amazônica tem um grande potencial para o desenvolvimento da produção de mel.
Além das capacitações, a empresa também realizou a doação de mais de R$ 248.000,00 em equipamentos e cursos para manejo da Apicultura, pelo Convênio Jirau 039/2012 1º Aditivo. Roberto Berkembrock é Apicultor do distrito de Nova Califórnia e participou do evento, ele é um dos agricultores beneficiados com ações de Jirau e fala da importância dessas doações para o desenvolvimento do seu trabalho. “Os materiais e equipamentos que a Jirau Energia que foram repassados para os apicultores são equipamentos fundamentais para a atividade e são de primeira qualidade, o que é muito importante porque vão ter durabilidade, e é um incentivo muito grande. São equipamentos de alto custo. Não é qualquer pessoa que pode comprar, então essa ajuda ali é fundamental para o início dessa atividade”, considera o Apicultor.
Dentre as doações já realizadas pela Jirau Energia, foram entregues mais 1500 gaiolas para transporte e introdução de abelhas; 1250 Cúpulas para abelha rainha; 200 caixas núcleos para Apicultura padrão; 50 macacões de malha livre, 100% ante ferroada; 75 agulhas para enxertia; 25 pares de luvas para apicultura; entre outros equipamentos que auxiliam na preservação do meio ambiente, por meio da produção de mel e polinização das abelhas.
0 Comentários