Representatividade feminina na política: Jornalista Meiry Santos é pré-candidata a vereadora na capital

Representatividade feminina na política: Jornalista Meiry Santos é pré-candidata a vereadora na capital

 Jornalista Meiry Santos, que oficializou nesta terça-feira (02/04) sua pré-candidatura a vereadora de Porto Velho


Dados do Censo 2022, do IBGE, voltaram a apontar um percentual maior de mulheres residentes no país: 48,5% dos brasileiros são homens e 51,5% mulheres. Uma realidade demográfica, que levantam questões importantes. E uma delas se refere à política. Como num país onde a maioria de seu povo é formada por mulheres, ainda falta representatividade feminina nos cargos de poder e liderança? 


E por mais que se tente explicar, através da trajetória da mulher e de suas conquistas que aconteceram, lentamente, ainda assim, ha de se questionar se um dia esse cenário irá mudar. 


Em outubro deste ano, acontece um novo processo eleitoral. E a movimentação que está acontecendo, em Porto Velho, tem demonstrado que existe uma sede por mudanças nessa representatividade. Muitas mulheres, estão se filiando e anunciando suas pré-candidaturas. Elas são chefes de família, servidoras públicas, advogadas, enfermeiras, militares, jornalistas, comerciantes, empresárias e de muitas outras ocupações profissionais. 


Todas com uma ideia em comum: ampliar a voz feminina na Câmara de Vereadores em busca de uma sociedade mais justa e equitativa.


Uma destas mulheres é a Jornalista Meiry Santos, que oficializou nesta terça-feira (02/04) sua pré-candidatura a vereadora de Porto Velho. Para ela não se trata apenas de preencher cotas de gênero. “Precisamos garantir que as nossas vozes e os nossos olhares mais sensíveis sejam considerados na construção e implementação de políticas públicas que buscam garantir a qualidade de vida da nossa população”, disse ela.


A comunicadora foi convidada pelo Agir, partido presidido hoje, no município, por Mauro Roberto da Silva, que juntamente com o vice-presidente do partido, Jamil Zaglout, abonou a ficha de filiação da pré-candidata.


Meiry Santos se diz preparada para o desafio e acredita que sua experiência como jornalista, conhecendo as mazelas que as parcelas mais frágeis da população vivem, vão ajudá-la a construir um projeto inclusivo, renovador e de resultados. 


MAIS SOBRE A PRÉ- CANDIDATA


Filha de uma professora, e um lavrador, ambos já aposentados, Meiry Santos é formada em Jornalismo e está no sexto período de Direito. Ela é servidora pública municipal, concursada desde 2015, mas atuante na gestão pública desde 2010.  Na comunicação rondoniense atuou em 4 emissoras locais, em duas rádios, foi da assessoria de imprensa de três secretarias municipais, de duas secretarias estaduais, cerimonialista e hoje atua na Assembleia Legislativa de Rondônia, no departamento de Rádio e TV.

Post Navi

Postar um comentário

0 Comentários