Com apoio da Jirau Energia, pescadores de Guajará-Mirim recebem habilitação de aquaviário marinha

Com apoio da Jirau Energia, pescadores de Guajará-Mirim recebem habilitação de aquaviário marinha


Ao todo, 28 pescadores receberam o documento em solenidade realizada na sede da Associação dos Moradores de Iata, distrito de Guajará Mirim


Uma parceria entre a Jirau Energia e a Marinha do Brasil promoveu a capacitação de 28 pescadores da Colônia Z-2 de Guajará Mirim, concedendo-lhes a habilitação de aquaviário. Este documento certifica os indivíduos para exercerem atividades profissionais como aquaviários do grupo fluvial. A entrega ocorreu na quinta-feira (18/04), no distrito de Iata. Estiveram presentes na cerimônia, Juliana Silva, Coordenadora de Socioeconomia da Jirau, Gerônima Melo, presidente da Colônia Z-2, além dos oficiais da Marinha, Suboficial Gonçalves e Tenente-Capitão Domiciano. Representantes do Ibama também estiveram presentes para acompanhar a certificação da turma.

O curso, conduzido pela Marinha do Brasil, teve uma carga horária de 38 horas e cobriu 14 disciplinas essenciais, incluindo Legislação Aplicada à Marinha Mercante, Primeiros Socorros, Técnicas de Sobrevivência Pessoal e Segurança no Trabalho, entre outras. Essa qualificação certifica os pescadores para desempenharem as funções de marinheiro fluvial auxiliar de convés e de máquinas.

O Capitão-Tenente da Marinha, Domiciano, foi um dos instrutores e ressaltou a importância da combinação entre conhecimento teórico e prático. "Durante o curso, os alunos absorvem conceitos cruciais para a prática segura da atividade profissional. Isso tem um impacto significativo na vida dos pescadores, pois integramos o conhecimento prévio deles com a teoria. Ao final do curso, eles saem com uma mentalidade renovada para atuar com mais segurança", afirma o Capitão.

Maria Mendes de 53 anos, residente do Iata há quatro décadas, dedicou duas delas à atividade pesqueira, que se tornou a principal fonte de sustento para sua família.

"Esse curso trouxe um conhecimento que eu não sabia que precisava tanto. Mesmo já auxiliando meu esposo, faltava-me a base teórica. É extremamente gratificante poder participar e receber o certificado deste curso, além de saber que temos instituições como a Jirau se preocupando com nosso distrito. Por isso, só posso expressar minha gratidão. Este é um momento único, e espero poder colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos", afirmou.

A formação é uma das ações do Programa de Monitoramento e Apoio à Atividade Pesqueira, por meio do Subprograma de Apoio à Atividade Pesqueira (SAAP) da Jirau Energia, que já acontece há anos na região. A Coordenadora de Socioeconomia da Jirau, Juliana Silva, ressalta a relevância de atividades contínuas na área.

“Estamos empenhados em contribuir com o desenvolvimento da região, levando conhecimento de qualidade para que os pescadores possam fazer girar a atividade pesqueira com mais segurança e legalidade. Queremos fomentar a capacitação para também promover a formação das comunidades. Esse é um compromisso nosso”, afirma a Coordenadora.

Atualmente, a Colônia Z-2 compreende as comunidades Araras, Iata, Nova Mamoré, Guajará e Distrito Surpresa. São mais de 200 associados da Colônia que têm acesso às atividades promovidas pelos Programa de Ações à Jusante (PAJ) da Jirau Energia. A Presidente da Colônia, Gerônima da Costa, destaca que cada atividade realizada tem contribuído para os direitos e benefícios do pescador.

“Esse curso representa o empoderamento do pescador, agora ele está habilitado, então ele vai andar com mais segurança e dignidade. É um momento para se comemorar, pois tem muito pescador que ainda não é habilitado, por isso resolvemos trazer o curso até eles”, disse.


Post Navi

Postar um comentário

0 Comentários