As equipes de serviço da Operação e Manutenção da Usina Hidrelétrica Jirau implementaram uma abordagem inovadora em suas atividades de campo em 2023, adotando o aplicativo Despacho Digital de Serviço (DDS). Essa iniciativa, que marcou a fase 2 do projeto, seguiu uma série de treinamentos intensivos ministrados às equipes envolvidas na Operação e Manutenção (incluindo as áreas da elétrica, mecânica e proteção digital), Engenharia Civil e seus respectivos empregados de empresas terceirizadas.
O projeto nasceu em 2020, em sua primeira fase, momento de maturação do escopo, onde a área de Tecnologia e Informação alinhou as expectativas e necessidades das áreas técnicas e iniciou o desenvolvimento do aplicativo com o objetivo de otimizar o despacho e realização das atividades de campo, reduzindo os riscos operacionais e de acidentes, aprimorando a logística dos trabalhos.
Todo o processo de gestão das atividades, distribuição das ordens de serviços, mapeamento de perfil de trabalho, gestão da disponibilidade de técnicos em operação e monitoramento de certificações são realizadas através da interface. No aplicativo, também é possível gerir a produtividade das equipes, o que auxilia na tomada de decisão de maneira dinâmica e assertiva.
Para o Coordenador de Operação em Tempo Real, Fabio Matos, esse processo integra ainda mais as diferentes frentes de trabalho. “O aplicativo possibilitou o aprimoramento necessário no processo de bloqueio de energias perigosas, trazendo não só uma integração maior das equipes como garantia de mais segurança nas atividades com as validações do app, mas também mais agilidade e eficiência com a disponibilidade de execução do processo em campo”, contribui Fábio.
O processo de criação e desenvolvimento do aplicativo foi executado pela própria força de trabalho da Jirau Energia, que envolveu desde a área de TI, passando pela Operação e Manutenção, com apoio da área de Segurança e Saúde Ocupacional. Thiago Tezelli, Gerente de Tecnologia da Informação da empresa, entende que o app inaugura uma era que permite ainda mais precisão e dinamismo nas atividades operacionais.
“Vejo essa ferramenta como uma alavanca para otimização da nossa operação e manutenção. O projeto demonstra sinergia com a visão da empresa, que busca ser “A referência de geração sustentável de energia na Amazônia”. Nada mais sustentável do que buscarmos ser precisos e ainda mais técnicos em nossas atividades operacionais, isso demonstra a preocupação da corporação com a entrega de resultados cada vez mais padronizados”, colabora Tezelli.
Com o projeto, as atividades passaram a ser administradas através de tablets, direto no aplicativo DDS. A inovação assegura que as análises de riscos sejam realizadas em campo; reduz os riscos nos processos de manutenção das unidades geradoras e atua na diminuição do tempo de deslocamento para execução das atividades.
Jaime Melo, Gerente de Manutenção, destaca que o aplicativo permite integração com toda a documentação técnica-operacional, processual e de Saúde e Segurança, essenciais para o bom desempenho das tarefas. “A grande vantagem é que as informações são inseridas apenas uma vez, otimizando assim o tempo da Manutenção e Operação tanto na dinâmica da Usina quanto em áreas operacionais externas”, garante o profissional.
“Além disso, o aplicativo oferece a funcionalidade de capturar imagens e gravar vídeos, os quais ficam anexados no histórico do equipamento em revisão. Isso possibilita a análise digital dos equipamentos, a prevenção de riscos, o arquivamento seguro dos históricos das manutenções e a geração automática de relatórios.”, finaliza Jaime.
O Aplicativo de Despacho Digital de Serviço desenvolvido pela Jirau Energia é reconhecido por sua sustentabilidade e por abrir um vasto leque de possibilidades nas frentes operacionais, promovendo o engajamento entre as equipes e aprimorando significativamente a performance da operação.
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