Para o parlamentar, o zoneamento não deve servir como uma barreira ao desenvolvimento, |
Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuária e Política Rural (CAPR), o deputado estadual Dr. Luís do Hospital, ressaltou a necessidade de equilibrar o Zoneamento Socioeconômico e Ecológico do Estado com as demandas do setor produtivo. A declaração ocorreu durante a reunião extraordinária da CAPR, na tarde desta quarta-feira (27), no Plenarinho 2 da Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, cujo propósito era discutir o início do levantamento cartográfico do Estado.
Para o parlamentar, o zoneamento não deve servir como uma barreira ao desenvolvimento, mas sim como uma ferramenta para orientá-lo de maneira sustentável. Ele enfatizou que o setor produtivo precisa de espaço para expandir e inovar, assegurando a segurança alimentar da população, fortalecendo a economia e impulsionando o desenvolvimento. "É fundamental alcançarmos um entendimento sólido e alinhado com o futuro que desejamos para nosso estado. Precisamos promover um zoneamento que não prejudique ninguém, que harmonize a proteção ambiental com as atividades do agronegócio, promovendo o desenvolvimento sustentável", destacou.
DESAFIOS
Dr. Luís do Hospital também salientou os desafios enfrentados pelo setor produtivo, incluindo obstáculos concretos como as atuais restrições enfrentadas pelos frigoríficos na aquisição de gado, enfatizando a necessidade de soluções urgentes. "Não podemos comprometer o potencial de Rondônia para o agronegócio, que é a espinha dorsal de nossa economia. Devemos encontrar maneiras de fomentar a produção local e reduzir nossa dependência de importações de produtos como laranjas", pontuou.
Durante a reunião, foi estabelecido que o levantamento cartográfico terá início em breve. O projeto será financiado por meio de recursos de compensação ambiental das hidrelétricas Jirau e Santo Antônio, emendas da bancada federal e do Fundo Amazônico, e sua execução ficará sob responsabilidade do Exército. Representantes do Governo do Estado (Sedam e Idaron), Federação da Agricultura e Pecuária – FAPERON, Associação Dos Proprietários Rurais de Rondônia - APRRO, Federação das Indústrias do Estado de Rondônia – FIERO, Associação dos Produtores de Soja e Milho – APROSOJA, Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia – FETAGRO estiveram presentes.
Ao final, o deputado reiterou o compromisso da comissão em trabalhar incansavelmente para garantir que Rondônia continue trilhando o caminho do crescimento e desenvolvimento, deixando clara sua determinação em conduzir os trabalhos da CAPR de forma a contribuir positivamente para o futuro de Rondônia e de sua população.
0 Comentários