OABRO é iluminada de rosa em alusão ao outubro rosa, fortalecendo a prevenção do câncer de mama

OABRO é iluminada de rosa em alusão ao outubro rosa, fortalecendo a prevenção do câncer de mama




A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia, deu início nesta quinta-feira (05/10) a iluminação em rosa da sua sede como parte da adesão ao movimento Outubro Rosa. Essa ação tem como objetivo sensibilizar tanto as mulheres advogadas quanto a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Aline Silva, secretária-geral da OABRO, ressaltou o papel fundamental da advocacia como voz da cidadania e destacou a necessidade de alertar as mulheres, especialmente as advogadas, para a relevância da sua saúde, do autocuidado e da busca por exames e tratamentos precoces. “A cada três diagnósticos de câncer de mama, um deles oferece perspectiva de cura. Por isso, precisamos ampliar a importância da detecção precoce e o autoconhecimento das mulheres. Para este mês, a AOBRO realizará ações que apoiem e orientem às mulheres facilitando o acesso a informações e recursos essenciais para a prevenção e o tratamento dessas doenças”, destacou.

O presidente da OABRO, Márcio Nogueira destacou que é crucial que as mulheres reservem um momento para cuidar de si mesmas, uma vez que a agitação do dia a dia frequentemente as impede de dar a devida atenção à sua própria saúde. “A OABRO adere ao outubro Rosa para chamar atenção para que as mulheres deem importância dos exames preventivos e periódicos, como a mamografia e o Papanicolau”, ressaltou.

Importância da prevenção

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o câncer de mama é a doença mais comum globalmente, principalmente em mulheres. No Brasil, quase 50 pessoas morrem diariamente devido a essa doença. O diagnóstico precoce é fundamental, sendo a mamografia a principal ferramenta.

Recomenda-se iniciar a mamografia aos 50 anos, com exames anuais ou a cada dois anos até os 69 anos. O exame clínico das mamas é crucial, com direito à mamografia a partir dos 40 anos se houver alguma alteração.
Para mulheres com histórico familiar de câncer de mama antes dos 50 anos, a mamografia deve começar aos 35 anos, anualmente. Essas medidas são essenciais na prevenção e tratamento do câncer de mama.

Desde 1990, o mês de outubro é dedicado à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce desse tipo de câncer. Além das diversas atividades planejadas, são enfatizados os acessos aos serviços de diagnóstico e tratamento, contribuindo assim para a redução das taxas de mortalidade.
Post Navi

Postar um comentário

0 Comentários