Desde o início do atual verão amazônico, a Prefeitura de Porto Velho implementa diversas campanhas de conscientização contra as queimadas urbanas e rurais no município. Após promover a separação do lixo e técnicas de compostagem, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) começa a desenvolver hortas caseiras junto aos estudantes e à comunidade local.
Os trabalhos são executados por equipes do Departamento de Educação Ambiental, da Sema. A etapa, que começará no dia 20 deste mês em escolas públicas da capital, faz parte do projeto Guardiões do Meio Ambiente, conforme explica a diretora do departamento, Joana Aurélia.
A destinação das folhas não é por acaso. Já há algum tempo, a Prefeitura vem buscando corrigir uma prática ainda comum, mas danosa ao meio ambiente, na qual moradores ainda costumam utilizar a queima das folhas como forma de limpeza de quintais, em suma, em bairros periféricos da capital e propriedades rurais.
Neste ano, a Prefeitura intitulou a campanha de conscientização como “A Queimada que Você Faz Apaga Vidas”. O nome faz alusão às graves consequências que a prática traz, principalmente à saúde da população. O clima seco, associado à fumaça, tende a agravar problemas respiratórios e contribuir para o aumento do fluxo de pacientes em unidades de saúde.
Texto: Pedro Bentes
Foto: Ricardo Farias/ Felipe Ribeiro
0 Comentários