Alunos e instrutores do curso em eletrotécnica do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) de Humaitá visitaram na manhã desta sexta-feira (11), a Usina Hidrelétrica Jirau, o grupo formado por 20 visitantes conheceram as principais estruturas da empresa.
No primeiro momento, os visitantes foram recepcionados pela equipe de Comunicação da Jirau Energia e assistiram a uma apresentação institucional e em seguida, foram guiados à sala de controle, casa de força da margem direita, vertedouro principal e vertedouro de troncos. O trajeto encerrou com um almoço no restaurante da instituição.
Para o professor da CETAM, Patrick Wesley, a ação teve como objetivo aprimorar os conhecimentos dos estudantes. “A gente quer atrelar os estudos aplicados em sala de aula e trazer para eles o conhecimento prático da geração de energia.”, afirmou Patrick.
Durante o percurso, que durou cerca de 3h, os alunos tiraram dúvidas sobre a operação da usina. O estudante de eletrotécnica Eliano Duarte, de 46 anos, descreveu a experiência como “única”. Ele, que trabalhou na construção da usina, disse sentir-se emocionado ao vê-la em operação. “Voltar aqui e vê a usina pronta, gerando energia e recebendo os estudantes, não tem preço. Aqui é uma forma de melhorar os nossos conhecimentos, a oportunidade é de grande valia”, disse Eliano.
A Jirau Energia completa 10 anos de operação em 2023 e o seu programa de visitas atende a um público específico, como estudantes, associações e outros grupos institucionais.
0 Comentários