Porto Velho, RO - A visita da presidente da Liga das Escolas de Samba de Porto Velho (LIESER), Ana Lucia Barroso da Silva, ao gabinete do vereador Everaldo Fogaça (REPUBLICANOS), marca um momento importante para o fortalecimento e execução dos objetivos da organização.
Após passar por uma reestruturação administrativa e jurídica, a LIESER está preparada para promover e incentivar o carnaval da capital Porto Velho, e posteriormente expandir esse modelo para todo o estado de Rondônia.
No entanto, a atual situação do Carnaval de rua da cidade enfrenta diversas dificuldades, como a falta de apoio dos órgãos governamentais.
Entre as principais questões que precisam ser solucionadas estão: o atraso nos repasses públicos, a falta de um cronograma adequado para o período do carnaval, a ausência de um local definido para a realização dos eventos, a falta de envolvimento das entidades e da sociedade na valorização profissional e na definição de políticas públicas, além do apoio aos eventos culturais e artísticos.
É importante ressaltar que a sustentabilidade do carnaval já é uma realidade em várias capitais do Brasil, como Brasília, Corumbá, São Paulo e Rio de Janeiro, que têm implementado projetos voltados para a formação e certificação dos profissionais envolvidos no carnaval.
A Liga de Rondônia busca apoio da Federação Nacional do Samba e de parceiros como a CDL, Sistema Fiero e Sebrae para fortalecer a classe e favorecer programas de negociações de produtos e serviços.
Apesar das dificuldades enfrentadas nos últimos dois anos devido à pandemia, é fundamental contar com o total apoio do governo e da prefeitura para a realização do carnaval de rua em Porto Velho.
Além de preservar a tradição cultural, o carnaval também contribui positivamente para a economia local, movimentando diversos setores como o comércio varejista, hotéis, alimentação, transporte e serviços autônomos.
Os desfiles das Escolas de Samba de Porto Velho existem desde a década de 50 e são uma forma completa de retratar a cultura e a alegria dessa manifestação.
Através dos enredos, sambas, alegorias e fantasias, os desfiles levam cultura, lazer e conhecimento para todas as faixas etárias e camadas sociais, além de contribuir para o aumento da arrecadação do Estado e Município.
A LIESER reafirma seu compromisso em lutar pela implementação de um plano conjunto que garanta a continuidade dessa linda manifestação cultural e artística.
É necessário criar oportunidades para que as ações descritas sejam efetivadas, garantindo a preservação e fortalecimento do carnaval em Porto Velho.
Lista de Ações:
Ações Técnicas:
1- Resgate da Liga
2- Atualização dos documentos
ANEXO
3- Providenciar a arte/visual (redes sociais)
4- Definição do cronograma anual
Ações Promocionais:
1- Realização do Primeiro Evento - Feiloada & Carnaval da Lieser 2023 com o obietivo
de angariar recursos para suprir pagar as guias de recolhimento e reaproximar as escolas de samba.
2- Realizar segundo Evento - Arraial da Lieser no mês de julho/agosto ( sendo finalizado o projeto)
3- Realizar terceiro Evento - Baile Tropical nom ê s de Agosto.
4- Realizar quarto Evento - 2a Feijoada & Carnaval da Lieser - Com atração no mês de
setembro/2023.
5- Realizar evento por Escola de Samba em suas comunidades. (à definir junto a
Funcultural)
Ações Profissional com participação da Federação Nacional
1- Palestra com o tema Legislação ( Lei Aldir Blanc, Lei Paulo Gustavo e Lei Rouanet) com
a palestrante Meire Terezinha de Mauá- SP
2- Curso de Carnaval com a participação do Benemérito da Federação Nacional Sr. Luiz
Carlos Magalhaes ( Não definido data)
3- 1° Encontro Nacional do Samba da Região Norte com o Presidente da Federação
Nacional e sua equipe, previamente agendado para última semana de outubro de 2023.