O Aeroporto de Porto Velho, que faz parte da rede VINCI Airports, foi reconhecido como um dos mais sustentáveis do Brasil no Programa Aeroportos Sustentáveis, na categoria até um milhão de passageiros. O aeroporto ficou empatado com o Aeroporto de Boa Vista. O reconhecimento é concedido anualmente pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Entre as ações que contribuíram para essa conquista dos aeroportos, destacam-se a implantação de um Programa Interno de Educação Ambiental, parcerias com universidades federais para pesquisa, adoção de iluminação eficiente e automação do sistema de iluminação para economia de energia elétrica. Também foram adotadas medidas para reduzir o consumo de água, utilizando torneiras e vasos sanitários com temporizador. Além disso, foram implementadas práticas de gestão de resíduos, como coleta seletiva, substituição de documentos impressos por digitais e aquisição de coletores de lixo, além de ações voltadas para a redução das emissões de carbono e gerenciamento do ruído das aeronaves.
Cinco aeroportos também administrados pela VINCI Airports no Brasil conquistaram as melhores colocações em três categorias do prêmio. O Salvador Bahia Airport ficou em segundo lugar na categoria de aeroportos com mais de cinco milhões de passageiros, e o Aeroporto de Manaus em terceiro lugar na categoria de aeroportos que movimentam até cinco milhões de passageiros. Na categoria de aeroportos com até um milhão de passageiros, venceram o Aeroporto de Boa Vista e o Aeroporto de Porto Velho. O terceiro lugar na mesma categoria ficou com o Aeroporto de Rio Branco, no Acre. A escolha dos vencedores foi baseada em critérios globais de gestão ambiental aeroportuária, incluindo iniciativas de redução de poluentes, uso eficiente dos recursos hídricos, coleta seletiva e redução do ruído das aeronaves.
0 Comentários