Mediante o convênio assinado com a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o Serviço Social da Indústria de Rondônia (SESI-RO) traz para a capital uma solução pioneira para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) – em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), que vai beneficiar àqueles que não tiveram a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental II na idade correta.
De acordo com o superintendente do SESI e diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago “ao finalizar o curso, este participante, além de concluir o Ensino Fundamental, sairá também com uma profissão, ou seja, os alunos atingirão dois objetivos. No caso do EJA Profissional, eles poderão escolher entre a formação de mecânico automotivo, eletricista de automóveis, panificação e madeira-imobiliário”, explicou.
Santiago acrescentou que é uma grande vantagem participar deste programa, iniciado por Porto Velho. “É uma parceria exitosa e a meta é estender o EJA Profissional para os demais municípios rondonienses. É algo diferente e novo, que vai beneficiar ao todo, 160 alunos distribuídos por quatro turmas e não há nenhum custo, pois está dentro da nossa gratuidade regimental”, disse.
A iniciativa tem com público alvo jovens a partir de 15 anos. As aulas serão ministradas na modalidade semipresencial na unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, em Porto Velho, sendo presencial para as atividades práticas e online para que o estudante possa fazer seu curso na sua casa. A previsão para iniciar é a partir de 7 de julho. Os estudantes além de terem a oportunidade de concluírem o Ensino Fundamental II, ainda recebem um curso de Formação Inicial e Continuada com carga horária de 160 a 180 horas.
O fato de ser online não significa que os alunos não terão acompanhamento. O SESI e o SENAI contam com uma equipe preparada com pedagogos e professores contratados para fazer o monitoramento e dar todo o apoio e suporte no decorrer do processo educativo. “Eu diria que essa iniciativa vem ao encontro das necessidades da população por um programa de educação que traga no seu bojo, não apenas a educação geral, mas uma formação técnica aplicada. O EJA é papel do SESI, porém, os alunos vão sair com a formação profissional, que é a parte do SENAI, em uma das quatro áreas de atuação citadas”, finalizou.
De acordo com a técnica Marcela Xavier, do SESI-RO, “as aulas presenciais e à distância terão toda a flexibilidade que o estudante precisa para conciliar jornada de trabalho e estudos. Sua trajetória pessoal e profissional valorizada e reconhecida pela metodologia SESI e SENAI”, disse.
Ainda conforme a técnica, as inscrições serão realizadas pela SEMED por chamada escolar. No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar documento de conclusão do Ensino Fundamental I ou comprovar que estudou até a 3 série – 4º ano do Ensino Fundamental. No ato inscrição, os candidatos deverão apresentar duas fotos 3×4 atualizada; RG e CPF; histórico escolar original ou atestado de escolaridade e comprovante de residência atualizado com CEP válido.
0 Comentários