INCLUSÃO- Porto Velho sedia 1º Simpósio de Direitos da Pessoa Autista, inscrições estão abertas

PORTO VELHO Tempo

INCLUSÃO- Porto Velho sedia 1º Simpósio de Direitos da Pessoa Autista, inscrições estão abertas

Compartilhe no WhatsApp


O Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Rondônia (DCJ–UNIR), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS-UNIR) irá realizar o 1º Simpósio de Direitos da Pessoa Autista, que ocorrerá entre os dias 25 a 27 de maio em Porto Velho, das 14h às 22h30. O evento tem a colaboração do Tribunal de Justiça e da Escola da Magistratura de Rondônia. 

A conferência será realizada no auditório do Edifício Sede do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia e terá transmissão ao vivo no canal da Escola da Magistratura de Rondônia no youtube. Com o tema "Unir para incluir", o evento tem como objetivo promover a conscientização, a discussão e o compartilhamento de conhecimentos sobre os direitos e a inclusão da pessoa autista na sociedade. 

Um dos idealizadores e coordenador-geral do evento, Delson Xavier, professor do curso de Direito da UNIR, concebeu a ideia do simpósio ao observar que as instituições públicas, privadas e a sociedade civil de modo geral, têm debatido muito pouco esse tema. 

“Então penso que, além da necessidade de debater, de enfrentar questões bastante relevantes aos autistas e às outras neurodiversidades, é importante mobilizar os gestores públicos sobre mais políticas públicas de inclusão, sensibilizar o poder judiciário das questões relativas aos neurodivergentes e provocar o legislativo a criar instrumentos legais que promovam a inclusão de forma mais efetiva”. 

O docente ainda pontua que a universidade não pode estar alheia a esse processo e tem que cumprir sua função de instrumento de transformação social para além de seus muros. “É salutar que a UNIR assuma o protagonismo institucional também dentro desse recorte social que, por uma vida de processos de apagamento e invisibilidade, tem sido diuturnamente violado”. 

Heline Braga, outra idealizadora do simpósio e co-criadora do grupo Mães Atípicas, destaca o relevo social da participação de toda a comunidade acadêmica e da sociedade civil no evento em tela. “A conscientização e a disseminação de informações são fundamentais para promover a inclusão e garantir o pleno exercício dos direitos da pessoa autista”. 

CONTEÚDO - O Simpósio contará com a participação de experientes palestrantes e especialistas no assunto, tanto do nível acadêmico quanto da sociedade civil, que irão abordar diversos aspectos relacionados aos direitos e à inclusão da pessoa autista. Serão debatidos temas como a legislação específica, políticas públicas, acesso à educação, direito à saúde, bem como os desafios enfrentados pela pessoa autista e suas famílias.

Além disso, o evento tem como propósito estimular a troca de experiências e a construção de redes de apoio entre profissionais, pesquisadores, estudantes, familiares e a sociedade em geral. 

SOBRE O AUTISMO - Dados atuais do Centro de Controle e Prevenção de Doenças – CDC dos EUA, publicados neste ano de 2023, apontam que 1 a cada 36 crianças de 1 a 8 anos de idade tem autismo, correspondendo a 2,8% daquela população. Contextualizando a referida prevalência com a realidade populacional do Brasil, estima-se que podemos ter 5,95 milhões de pessoas autistas no país. 

TEMAS:

Mesa 1: O que é autismo, sua origem e complexidade. Autistas crescem. Manual de Atendimento à Pessoa com TEA no Judiciário.

Mesa 2: Direitos da pessoa autista. Apraxia da Fala: O que é, diagnóstico e intervenções adequadas. Práticas baseadas em evidências científicas para intervenções terapêuticas e educacionais relacionadas a autismo.

Mesa 3: Auditoria Operacional do TCE- RO sobre educação inclusiva no Estado de

Rondônia. Políticas Públicas de Saúde voltadas ao TEA. Desafios de uma estruturação de atendimento integral na Atenção Básica. Diagnóstico e Tratamento.

Mesa 4: Políticas Públicas de Educação voltadas ao TEA. Desafios na Inclusão Escolar. Direitos das pessoas com autismo. Políticas Públicas de Assistência Social voltadas ao TEA.

Mesa 5: Judicialização da Saúde da Pessoa Autista. Direito à Saúde na Assistência

Suplementar e seus reflexos na comunidade autista Tributação como política pública para inclusão do autista. O desafio da invisibilidade na neurodivergência "leve" (nível 1 de suporte).

Mesa 6: Compilação de ideias e estratégias para a elaboração de documento conjunto (Carta às Autoridades) visando o planejamento de ações e intervenções para a mudança da realidade atual.


CERTIFICAÇÃO - Ao término do evento, verificada a frequência mínima de 75%, os participantes serão certificados pela Emeron, pela participação em cada período do evento (mesa). O certificado será disponibilizado para download no Sistema Emeron Web https://emeron.tjro.jus.br/certificados

Link para inscrição no evento: 

https://webapp.tjro.jus.br/emeronWeb/externas/inscricoes/inscricao.xhtml?urlInsc=2023416845662da

Quem não estiver em Porto Velho poderá se inscrever no Canal da Emeron no YouTube e participar de modo remoto: https://www.youtube.com/escolaemeron

Para mais informações, favor contatar: (69) 99984-7457

Siga no Google News

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem