Os profissionais de saúde da Unidade de Saúde da Família (USF) Caladinho participaram do curso de suporte básico de vida em atenção primária, realizado na última sexta-feira (26). A capacitação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da unidade e do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), com objetivo de qualificar e atualizar os profissionais de saúde.
As atividades foram realizadas com teorias e práticas, onde os participantes puderam abordar o tema de forma dinâmica e com simulação realística. O treinamento contou com a presença de aproximadamente 50 profissionais de saúde da rede municipal, entre enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde.
Durante a ação, foram abordadas técnicas de desobstrução de vias áreas do adulto, criança e bebê, identificação de acidente vascular cerebral e sinais de ataques cardíacos, além de avaliação inicial e direcionamento para o atendimento de suporte avançado.
“Nosso foco é capacitar esse profissional para quando se deparar com uma emergência de parada cardíaca ou engasgo, por exemplo, ele esteja habituado a realizar as manobras iniciais até que o suporte avançado chegue no local. Saber executar manobras iniciais simples e rápidas são primordiais para salvar vidas”, enfatiza a coordenadora.
O gerente da USF Caladinho, Vilmalir Ferreira Morais, ressalta a importância de ter uma equipe de saúde preparada diante de situações complexas.
“É importante que todos os profissionais da rede de saúde estejam preparados, desde o médico até o agente comunitário, pois diariamente nos deparamos com acontecimentos que precisam de ações rápidas e eficazes. Promover treinamentos como esse é visar pela melhoria na prestação de serviços e promoção de vida da população”, destaca o gerente.
A agente de saúde da USF Caladinho, Vanessa Andrade de Oliveira, participou da capacitação e contou que o curso contribui com o aprimoramento dos seus conhecimentos profissionais e reflete diretamente na melhoria dos atendimentos na atenção básica.
“Muitas vezes nos deparamos com situações que não sabemos lidar e adquirir conhecimento nunca é demais. Agora estamos preparados para prestar os primeiros atendimentos com capacidade ao paciente”, afirma Vanessa.
Texto: Jainni Victória (sob supervisão de Taís Botelho)
Foto: Jainni Victória