Garantir a preservação da saúde, incentivar o autocuidado e orientar sobre os direitos femininos foram alguns temas abordados no ciclo de palestras que encerrou as celebrações do mês da mulher no Centro Integrado Materno Infantil (Cimi) e no Centro de Referência em Saúde da Mulher (CRSM).
Cerca de 150 mulheres, que fazem acompanhamento nas unidades, foram contempladas com a atividade. Os temas abordados foram: a importância da prevenção do câncer do colo de útero, a importância do exame de streptococcus, a preparação para o parto, planejamento familiar, violência doméstica, assédio moral no trabalho e direitos da mulher.
O evento contou com 18 profissionais da saúde, entre médicas, enfermeiras, advogadas, biomédica e psicóloga, além do apoio de parceiros como Fundação Oswaldo Cruz Noroeste (Fiocruz) e Defensoria Pública de Rondônia (DPE/RO).
Ana Paula Rodrigues, assistente social da Cimi, aponta que o conhecimento, seja na saúde ou em outra área, é transformador na vida das pessoas e foi no sentido de agregar que a palestra aconteceu.
“Proporcionar educação e informação em saúde da mulher serve tanto para orientar sobre os serviços disponibilizados na rede de saúde quanto para sanar as dúvidas levantadas pelo público feminino”.
Texto: Jainni Victoria (com supervisão de Luciane Gonçalves)
Foto: Semusa
0 Comentários