Deputado atende pedido feito pelos vereadores ariquemenses Rafael Fera e Rafaela do Batista.
Atendendo à demanda apresentada pelos vereadores de Ariquemes Rafael Bento e Rafaela do Batista, o deputado Delegado Camargo (Republicanos) destinou nesta semana recursos de emenda parlamentar para atender necessidades urgentes para a manutenção dos atendimentos do Centro de Diálise de Ariquemes. De acordo com o deputado, o pedido foi realizado durante evento promovido pela Associação dos Renais de Rondônia, ocorrido na Câmara de Vereadores de Ariquemes no mês de março e reforçado pelos vereadores, que também estão preocupados com o pleno funcionamento do local.
Apesar de estar baseado em Ariquemes, o centro de diálise atende pacientes dos nove municípios pertencentes à região do Vale do Jamari, além do município de Jaru. Atualmente, são 204 pacientes que recebem tratamento, três vezes por semana. A destinação da emenda parlamentar vai auxiliar na aquisição de materiais de consumo, insumos de diálise, soluções ácidas e soluções básicas, dispostas em galões de 5 litros. A aquisição desse material, segundo a coordenadora do Centro de Diálise de Ariquemes, Kátia Regina Mroczkoski, será feita através de ata de registro de preços vigentes”.
“É uma grata satisfação poder colaborar, através do nosso mandato na Assembleia Legislativa, com o tão importante e necessário serviço disponibilizado pelo Centro de Diálise de Ariquemes, que atender a população de toda a região que precisa passar pelos procedimentos renais. Recebemos o pedido da doutora Katia e o reforço feito pelos vereadores Rafael Fera e Rafaela do Batista durante visita ao nosso gabinete e já determinamos o imediato atendimento. Vamos agora fazer gestão junto ao governo do estado para que os recursos sejam liberados o mais breve possível, visto a urgência e a necessidade desses produtos, que são essenciais para o tratamento dos pacientes.”.
O deputado lembrou que o tratamento de diálise feito em Ariquemes ajuda muito quem realmente precisa. “Antes do Centro de Diálise, esses pacientes tinham que percorrer 400 quilômetros entre ida e vinda de Ariquemes, num grande sofrimento nesta rodovia, com registro de mortes de pacientes, inclusive. Hoje temos o tratamento em Ariquemes e precisamos unir forças para dar condições para a manutenção desse serviço essencial”, finalizou.
Texto e foto: Jocenir Sérgio Santanna