Moradores de Nova Mutum durante reunião do projeto |
No dia 28 de fevereiro, foi realizado em Nova Mutum Paraná um encontro para discutir a implementação do Projeto “Vizinhança Solidária” na localidade, com apoio da Jirau Energia. Participaram dessa reunião a Polícia Militar e a Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (SESDEC) e os moradores da comunidade.
O Projeto “Vizinhança Solidária” consiste em potencializar os mecanismos de segurança pública da comunidade, a partir da participação colaborativa da sociedade civil e do uso de recursos tecnológicos de monitoramento, o que seria possível a partir de uma parceria público-privada. O Tenente Coronel Ewerson Melo Pontes, do 9º Batalhão da Polícia Militar de Rondônia, enxerga a iniciativa como benéfica tanto para a população quanto para as forças policiais. “Trouxemos nessa reunião bastante proveitosa uma ferramenta que pode ser uma virada de chave importante na segurança pública, numa parceria público-privada em que Jirau Energia entrou com incentivo ao projeto. Agora depende de o cidadão fazer a sua escolha, se ele vai aderir ou não ao projeto de cercamento eletrônico através de câmeras que serão estrategicamente instaladas”, afirmou o Tenente Coronel Pontes.
Durante a reunião, também foi formado o Conselho Comunitário de Segurança do Distrito de Nova Mutum Paraná, cujo Presidente eleito foi o policial militar e morador de Nova Mutum, Antônio Vanderlei de Oliveira. “A importância do Conselho se relaciona a tudo que compreende segurança para auxiliar a comunidade na prevenção do crime e se autodesenvolver, aprendendo a lidar melhor com os problemas que afetam a qualidade de vida local. Com essa organização conseguimos unir forças por melhorias das demandas do nosso distrito”, declarou Antônio Vanderlei.
O Secretário Adjunto da SESDEC, Hélio Gomes Ferreira, marcou presença no encontro e enfatizou a importância da participação popular em iniciativas como estas. “É uma felicidade poder estar aqui nesse momento, celebrando a formação do Conselho de Nova Mutum Paraná. A própria população se junta conosco a fim de contribuir para a segurança pública do nosso distrito. A população chegou aqui em peso, o que é uma alegria para todos nós, agradeço à Usina Jirau, que tem sido primordial nesta ação”, disse Hélio Gomes Ferreira.
Ivar Araújo, Especialista em Segurança Empresarial da Jirau Energia, reafirma a questão da segurança como uma das prioridades da Empresa. “A qualidade de vida e o bem-estar da comunidade de Nova Mutum Paraná e região é uma das prioridades do empreendimento, de modo que esse projeto que estamos apoiando tem muito a contribuir e agregar”, concluiu Ivar Araújo.
CONHEÇA O PROJETO VIZINHANÇA SOLIDÁRIA
O Programa Vizinhança Solidária consiste em conscientizar as pessoas de uma comunidade sobre a importância e a responsabilidade de agir ativamente em prol de sua segurança pessoal e da segurança coletiva, incentivando ações de prevenção primária nos locais onde as pessoas moram, trabalham ou estudam. A adesão é voluntária. Os moradores de Nova Mutum Paraná que tiverem interesse em participar do Projeto devem entrar em contato com o telefone: (69) 99944-2974.
O intuito da iniciativa é intensificar a percepção de segurança na região. Para isso, os vizinhos precisam se aproximar e eleger um tutor; uma espécie de líder que servirá como interlocutor, e através de tecnologia e inteligência artificial entregar mais segurança para cidade através de câmeras de vigilância inteligentes. As instalações de câmeras de segurança serão em compartilhamento com os próprios vizinhos de um sistema que tende a ser mais eficiente quando dispõe da efetiva colaboração da sociedade, com o sentimento de pertencimento em que “eu cuido da sua casa e você cuida da minha” é crucial para redução da criminalidade. Através do aplicativo, o morador também terá um contato direto com os vizinhos, com uma central de monitoramento e com a Polícia Militar, através de chat e botão de alerta.
0 Comentários