Idealizada pelo Ministério Público de Rondônia, a exposição que homenageia mulheres que fazem história no Estado chega nesta segunda-feira (27/3) ao Fórum Geral de Porto Velho César Montenegro (Av. Pinheiro Machado, 777 - Olaria). As fotografias das representantes da atuação feminina ficam expostas até sexta-feira, dia 31 de março, de 7h às 14h, podendo ser acessadas pela comunidade local de forma gratuita.
Entre as onze mulheres que compõem a exposição, duas são representantes do Poder Judiciário em Rondônia, a Assistente Social Maria Inês Oliveira e a Desembargadora aposentada Zelite Andrade Carneiro. Além delas, também estão retratadas:
Anne Cleyane, fundadora da Associação Filhas do Boto Nunca mais;
Benedita Nascimento, integrante do Fórum Popular de Mulheres;
Ida Peréa, médica ginecologista;
Jeddas Ferreira, técnica de enfermagem no Distrito de Calama;
Karen de Oliveira, Coordenadora do Grupo Comcil;
Mãe Ana do Boiadeiro, Coordenadora do Grupo Mulheres de Terreiro;
Neidinha Bandeira, cofundadora da Associação de defesa Etnoambiental Kanindé;
Rita Moncks, Procuradora de Justiça aposentada;
Rosângela Hilário, Professora universitária.
Durante a abertura da exposição, o Diretor do Fórum Geral, Juiz Sérgio William Domingues Teixeira ressaltou que a homenagem, embora singela, representa o respeito do Tribunal de Justiça por todas as mulheres rondonienses, em especial as que foram fotografadas para a campanha, por tudo que fizeram, fazem e ainda farão pela história do Estado. “Essas mulheres exemplares hoje referenciam toda a luta travada durante muitos anos por igualdade de direitos. Elas, que por tanto tempo vivenciaram situações muito difíceis em função do gênero, hoje veem que o caminho foi aberto para as gerações futuras”, comenta.
Para a Ouvidora-Geral do MPRO, Promotora de Justiça Andréa Luciana Damacena Ferreira Engel, reconhecer, honrar as homenagedas é uma forma de agradecer a todas as mulheres, através de cada uma das representadas, pelas batalhas enfrentadas ao longo dos anos. “São mulheres diversas e plurais que ressignificaram os espaços que ocupam e hoje inspiram a todas e todos nós”, destaca.
Por fim, a Promotora de Justiça agradeceu ao TJRO pelo espaço e apoio, compartilhando com seu público interno e externo as vivências de cada uma. “É uma honra para o MP de Rondônia contar com o Poder Judiciário neste mês tão importante para a reafirmação de direitos das mulheres”.
0 Comentários