COLUNA OPINIÃO DE PRIMEIRA- Sartre e Schopenhauer ensinam sobre as escolhas. Elas dirão quem realmente são os membros da nossa Bancada Federal

COLUNA OPINIÃO DE PRIMEIRA- Sartre e Schopenhauer ensinam sobre as escolhas. Elas dirão quem realmente são os membros da nossa Bancada Federal

 


O filósofo Jean Paul Sartre diz que o ser humano é condenado a ser livre e que a liberdade reside em escolher e aceitar as consequências de nossos atos. Podemos ainda escolher não escolher; podemos simplesmente não agir, não fazer nada. Porém, ao fazer isso, já estamos escolhendo. Por isso fica no ar: quais serão as escolhas dos nossos representantes no Congresso Nacional, que assumem suas cadeiras nesta quarta-feira, 1º de fevereiro? Teremos um novo senador, o catarinense de nascimento, vilhenense de coração e de quase toda uma vida, Jaime Bagattoli, eleito na esteira do bolsonarismo. Teremos oito deputados federais (três reeleitos, cinco novatos). Nenhum deles chega à Câmara Federal defendendo a ideologia esquerdista que está no poder central. Pelo contrário, todos, sem exceção (se inclui aí até a ex-pedetista e agora representante do PL de Bolsonaro, a ji-paranaense Silvia Cristina), receberam a votação que conquistaram, defendendo temas conservadores como família, religião, Pátria e verde e amarelo. Nunca o vermelho. Ao lado do governo, mesmo, dos onze membros da bancada federal, apenas um já se posicionou publicamente: Confúcio Moura se definiu em fazer parte da base de apoio ao lulismo. Havia outro, mas mudou de ideia. Novato nas lides da política, Samuel Araújo, suplente de senador, que interinamente assumiu a cadeira do titular, Marcos Rogério, havia trocado o PL pelo PSD, maior partido hoje de apoio ao novo governo federal no Senado. Ele, a princípio, estaria fechado com Pacheco. Repensou. Samuel havia trocado de lado ainda no início de janeiro, mas mudou da mudança: já avisou que vai votar no candidato da oposição, o senador Rogério Marinho.

 

A liberdade nos coloca em confronto com as escolhas e com nosso ser interior. Quando escolhemos alguma coisa, também devemos assumir a responsabilidade por esta decisão. Feita a escolha, não podemos mais escapar dela. Depois da escolha, depois de saber o que decidimos, é que ficamos sabendo quem de fato nós somos”.  Artur Schopenhauer, conhecido como um dos mais “selvagens” filósofos, definiu assim a questão das opções pessoais. E é sobre elas que deverão filosofar e decidir também os oito membros da Câmara Federal, que assumem nesta quarta. São eles: Cristiane Lopes e Silvia Cristina, representando a bancada feminina e Fernando Máximo, Lúcio Mosquini, Thiago Flores, Coronel Chrisóstomo, Maurício Carvalho e Deputado Lebrão. Todos se manterão opositores a Lula, como prometeram nos palanques durante a campanha, para um eleitorado conservador e que, em 70 por cento dos que votam, rejeitam a ideologia esquerdista ou, para conseguirem benesses palacianas e emendas milionárias ao seu Estado, terão que escolher pela adesão ao poder do momento? Sartre e Schopenhauer definiram muito bem qual o peso e as consequências das escolhas. Os rondonienses no Congresso Nacional precisarão de sabedoria e equilíbrio para escolherem certo. Ficarão ao lado de quem os elegeu ou serão encantados pelo brilho da proximidade com o poder? Saberemos as respostas em breve.

  

CINCO MULHERES, 19 HOMENS; 13 NOVATOS, 11 REELEITOS. DEPUTADOS ESTADUAIS ASSUMEM NOVA LEGISLATURA NESTA QUARTA



Na tarde desta quarta-feira, tomarão posse também os 24 deputados estaduais que vão abrir mais uma legislatura na história da Assembleia Legislativa de Rondônia. Neste caso, as escolhas já estão feitas. Uma ampla maioria, beirando a unanimidade, é composta por representantes da população rondoniense, que estão na base de apoio ao governador Marcos Rocha, em seu segundo mandato. Do total de parlamentares eleitos e que assumirão numa grande festa política, marcada para a casa de Show Talismã, na zona leste da Capital, a partir das 14 horas, 13 são novatos na função e 11 foram reeleitos. Entre eles, cinco mulheres, que formarão uma forte bancada feminina, apenas uma reeleita (Rosângela Donadon). As demais são a primeira dama de Porto Velho, Ieda Chaves, a advogada dra. Taíssa; a ex-prefeita de São Francisco do Guaporé, Gislaine Lebrinha e a petista Cláudia de Jesus. Entre os homens, voltaram e assumem mais um mandato nesta quarta: Alex Redano, Laerte Gomes, Marcelo Cruz, Ismael Crispin, Cirone Deiró, Ezequiel Neiva, Jean Oliveira, Luizinho Goebel,  Jean Mendonça e Alan Queiroz. Já a bancada masculina novata tem o Dr. Luis do Hospital, Cássio Góis, Delegado Lucas Torres, Afonso Cândido, Delegado Rodrigo Camargo, Pedro Fernandes, Ribeiro do Sinpol, Edevaldo Neves e Nim Barroso.

 

PRESIDENTES PARA OS PRIMEIROS DOIS ANOS E PARA OS ÚLTIMOS DOIS DEVEM SER ELEITOS NA SOLENIDADE DA TALISMÃ

Na solenidade desta quarta, além da posse dos deputados, o ponto alto deverá ser a escolha do novo presidente da Casa, para os primeiros dois anos e para os últimos dois, da atual legislatura. A tendência é que os acordos feitos até agora, nos bastidores, sejam mantidos, com o deputado reeleito Marcelo Cruz assumindo o comando do parlamento, com o atual presidente, Alex Redano, ficando com o posto nos dois últimos anos. Ao que tudo indica, a escolha foi pacífica, envolvendo todos os demais parlamentares, incluindo-se aí o grupo dos 13 novatos, que dão início às suas carreiras, agora em nível estadual, já que alguns são ex-prefeitos e outros ex-vereadores. A solenidade na Talismã deve reunir as maiores autoridades do Estado, lideradas pelo governador Marcos Rocha e os representantes dos demais poderes e de praticamente todos os setores da coletividade rondoniense. O local deve superlotar, até porque virão delegações de diferentes regiões do Estado, já que muitos deputados do interior que foram eleitos, terão o prestígio da presença de parte do seu eleitorado. Também neste mandato, a relação entre a Assembleia Legislativa e os demais poderes deve ser a melhor possível, repetindo o que vem acontecendo nos últimos anos.

 

VIOLÊNCIA E SANGUE EM MAIS UM CONFRONTO ENTRE A POLÍCIA MILITAR E MEMBROS DA LCP, QUE VIVE DE INVASÕES E DESTRUIÇÃO

A violência no campo, em Rondônia, não para de crescer. No final da semana, mais um confronto entre policiais militares e membros do grupo terrorista LCP, que ataca fazendas e destrói tudo o que encontra pela frente, causou mais duas mortes. Policiais do BOPE foram cumprir mais uma decisão judicial de reintegração de posse na Fazenda NorBrasil, local onde já ocorreram vários conflitos, inclusive o assassinato de dois oficiais da PM , enquanto um deles sobreviveu milagrosamente, depois de meses de internação hospitalar. Neste último confronto, ao chegarem na fazenda, os policiais foram recebidos à bala, segundo informações surgidas depois da troca de tiros. Os PMs responderam ao ataque, matando dois membros da LCP e ferindo gravemente um deles, que continuava internado em estado grave, até esta segunda-feira. Os confrontos entre policiais e membros da Liga e de fazendeiros e membros da Liga são comuns naquela região, mas também em outras áreas do Estado, com mortos e feridos de ambos os lados. No ano passado, invasores assassinaram um fazendeiro e sua família, no Cone Sul do Estado. Várias fazendas foram atacadas, incendiadas, o gado morto ou levado e o rastro de destruição se mantém. O confronto desta semana foi só mais um. Dessa vez, a polícia venceu. Mas já perdeu em outras batalhas.

 

ESCOLAS, PARQUES, PRAÇAS E MUITO MAIS: SEOSP INVESTIU 140 MILHÕES EM OBRAS CIVIS, EM PARCERIA COM AS PREFEITURAS

Obras civis em dezenas de cidades, realizadas pela Secretaria de Obras Públicas, a Seosp,  representaram, apenas no projeto “Governo nas Cidades”, algo em torno de 140 milhões de reais, investidos, graças à parceria com as prefeituras, em pelo menos 44 municípios rondonienses. Como lembrou o governador Marcos Rocha, seu governo, segundo destaca, “tem uma visão municipalista”, com parcerias em todos os 52 municípios. O projeto Governo nas Cidades foi criado em abril de 2021, depois de ser aprovado, com os respectivos recursos, pela Assembleia Legislativa.  Rocha comemora que “há obras espalhadas em todas as regiões de todo o Estado. Entre elas estão: parques, escolas, praças, calçadas, construções de quadras esportivas, construção de portais em municípios, academias ao ar livre e iluminação pública”. Outro destaque, comentado pelo Coronel Erasmo Meireles, titular da Seosp, foi a atuação até agora, em Vilhena, também dentro do mesmo programa. Em janeiro deste ano, a principal cidade do Cone Sul rondoniense foi contemplada por serviços de drenagens e construção de calçadas com acessibilidade no Bairro Cristo Rei, conforme solicitado pela Prefeitura. Parques infantis também foram construídos na cidade.

 

DEPOIS DE COMANDAR MELHORIAS NA ÁGUA E ESGOTO DE CACOAL, TEZZARI RETORNA À CAPITAL PARA NOVOS DESAFIOS

Bem vindo! Depois de dois anos à frente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cacoal, a SAAE, onde concretizou grandes avanços no setor, está retornando à Capital o ex-presidente da Emdur, Thiago Tezzari. Longe da família, que ficou em Porto Velho, enquanto ele cumpria sua missão junto à Prefeitura de Cacoal, uma das cidades que mais cresce no Estado, Tezzari aceitou o convite para comandar um grande empreendimento privado (segredo, por enquanto!) que se prepara para se instalar por aqui. Sua despedida não foi fácil. O prefeito Adailton Fúria e o vice Cássio Góis ( que se elegeu deputado estadual e assume seu novo posto nesta quarta), lamentaram a decisão de Tezzari. Reconhecido como muito trabalhador e cumpridor de missões, o ex-titular da Emdur da Capital, deixa Cacoal com grandes avanços no setor de abastecimento de água e tratamento de esgoto. Entre várias outras conquistas do setor, em um dos seus últimos atos, Tezzari assinou, junto com Fúria, a ordem de construção da nova estação de água que garantirá mais de 20 anos de abastecimento para a cidade. Nas próximas semanas, se saberá qual a nova missão que o agora ex-chefe do SAAE de Cacoal terá em Porto Velho.

 

CONFÚCIO: A DECLARAÇÃO DE AMOR NAS BODAS DE OURO E A CRÍTICA CONTRA VOTO EM RODRIGO PACHECO

De um lado, justa comemoração. De outro, alvo de duras críticas. O final de semana teve altos e baixos para o senador rondoniense Confúcio Moura. O lado bom: ele comemorou 50 anos de casamento com dona Maria Alice, sua companheira de toda uma vida. As bodas de ouro foram comemoradas também com um belo texto de Confúcio, publicado em suas redes sociais, em homenagem à sua esposa, médica como ele. “nosso amor é eterno. Não há brigas. Não há conflitos. Somos amantes, cú8mplicesn e melhores amigos”, se declarou, publicamente pelas redes sociais, o poderoso político, deputado federal, duas vezes governador e agora com um mandato de mais quatro anos pela frente, no Senado. O lado negativo veio exatamente do muindo da política, onde sua posição de apoio ao governo Lula e o anúncio de que vai votar no candidato governista Rodrigo Pacheco, para presidir o Senado, tem lhe valido críticas e cobranças, também pelas redes sociais. Uma das mais duras foram divulgadas pelo recém eleito deputado estadual ,o delegado Rodrigo Camargo, eleito pela mesma cidade em que Confúcio foi Prefeito, Ariquemes. Com palavras duríssimas, Camargo bate forte no senador, em vídeo (o link é https://www.instagram.com/reel/CoBU92BjeQz/?igshid=MDJmNzVkMjY=) . Sobre o assunto, Confúcio afirmou que votará em Rodrigo Pacheco para cumprir decisão partidária do MDB.

 

VIOLÊNCIA TOMA CONTA DA CAPITAL. FORAM SEIS MORTOS A TIROS E TRÊS NO TRÂNSITO VIOLENTO

O que está havendo? Num só final de semana, seis mortes violentas, incluindo as dos dois membros das LCP, que reagiram a uma ação policial numa fazenda do interior de Porto Velho, três mortos no trânsito, cinco pessoas feridas a tiros, tentativa de invasão de um conjunto habitacional popular por uma facção criminosa e uma infindável série de ocorrências policiais. A violência toma conta da Capital. Isso sem contar as ações preventivas no trânsito, que todo o final de semana pega em torno de uma centena de motoristas dirigindo sob efeito do álcool. A bandidagem voltou a agir com truculência, depois de um período em que a repressão foi dura e conseguiu, senão acabar com a virulência dos criminosos, ao menos controlar e diminuir um pouco o grande número de crimes que estavam sendo registrados na Capital dos rondonienses. Uma das ações ocorreu no Condomínio Porto Madeira 4, onde bandidos atiraram contra a portaria, tentando matar o vigia, em busca de deixar os moradores apavorados e tomar conta da área. O local tem sido constantemente alvo dos criminosos e, certamente, as autoridades da segurança pública já estão de olho, para prender os bandidos.


PERGUNTINHA

Você acredita que os preços da gasolina, óleo diesel e gás de cozinha vão continuar sendo mantidos com os descontos dos impostos estaduais e federais apenas até fevereiro, como está programado ou espera que o atual sistema continue ao menos durante todo este ano?

 

CORRIGINDO

Na edição do Domingo, por uma troca de texto (o correto foi deletado e ficou o que havia erro) foi publicado neste espaço que a empresa vencedora da licitação para cuidar da Praça da Estrada de Ferro Madeira/Mamoré teria 180 dias para abrir a área histórica para o público. Nada menos verdadeiro. A vencedora da disputa terá sim 120 dias, ou seja, quatro meses, para poder cumprir seu compromisso. Pelo erro, pedimos desculpas!

Post Navi

Postar um comentário

0 Comentários