Coluna Zona Franca -Por Roberto Kuppê
O senador Marcos Rogéri ficou famoso nacionalmente com o bordão “Vai vendo, Brasil”, durante a CPI da Covid |
Porque Marcos Rogério
Se as eleições fossem hoje, um dos nomes que vão para o segundo turno, em primeiro lugar, com toda a certeza, baseado nas circunstâncias, seria o do senador Marcos Rogério (PL-RO). As circunstâncias que favorecem ao senador que ficou famoso nacionalmente com o bordão “Vai vendo, Brasil”, durante a CPI da Covid, são o fracasso do governo Marcos Rocha (União Brasil), tanto na saúde quanto na segurança pública. Foi um dos piores governadores durante a pandemia. O estado hoje é um dos mais violentos e a fome atinge boa parte da população. Além de que, pairam sobre o atual governo, denúncias de corrupção.
Porque Marcos Rogério 2
A segunda vaga para o segundo turno deverá ser disputada entre o atual governador Marcos Rocha, Léo Moraes (Podemos) e Vinícius Miguel (PSB-Frente Democrática). Os favoritos estão nessa ordem. A Frente Democrática que reúne sete partidos ainda não está correndo trecho apresentando seus candidatos. Demorando demais e isso vai prejudicar a performance de VM.
Porque Marcos Rogério 3
A pré-campanha de Marcos Rogério está realizando consulta pública para formatar o Plano de Governo. É novidade na direita que costuma apresentar planos de governo sem o devido respaldo popular.
Senado
Da mesma forma, o pré-candidato ao Senado, Jaime Bagatolli (PL), surge com força, após a indicação do nome dele, referendado em Brasília por líderes nacionais. É tão forte quanto Daniel Pereira (Solidariedade), da Frente Democrática. O nome de JB será anunciado amanhã, em Ariquemes, durante evento do PL.
E a Frente Democrática?
Pelo andar da carruagem, a reunião na próxima segunda da Frente Democrática ficará à espera de uma definição do dono do PSB, Mauro Nazif. O prejuízo com essa demora será fatal. O pré-candidato ao governo, Vinícius Miguel está parado, por conta disso.
Lula in Rio
ImagemO ex-presidente Lula fez um pronunciamento ontem, quinta, na Cinelândia (centro do Rio), que não deixou dúvidas de quem será o vencedor em 2 de outubro. O evento serviu para também, sacramentar a pré-candidatura de Marcelo Freixo (PSB) ao governo do Rio de Janeiro. O nome de André Ciciliano (PT) foi ratificado também, em detrimento ao de Alessandro Molon (PSB). Foi apoteótico. A imagem acima não mente.
Amarelinho
A Cinelândia continua sendo um ponto de referência para a democracia, no centro do Rio. E, o Amarelinho Bar, o point dos políticos que costumam mudar a história do Brasil. O local é ícone e símbolo da democracia, palco das Diretas Já.
Orçamento secreto
Milhões de reais do orçamento secreto do Centrão e de Bolsonaro abastecem corrupção no SUS com atendimentos turbinados. Uma cidade no interior do Maranhão fez tantas extrações dentárias que dá uma média de 19 dentes tirados por habitante. Essa gente tá assaltando o país.
Dia da Zoonose
No 6 de julho é comemorado o Dia Mundial das Zoonoses (doenças transmitidas por animais às pessoas). A data foi escolhida para lembrar o combate às zoonoses porque, em 1885, o cientista francês Louis Pasteur administrou, pela primeira vez, com sucesso a vacina antirrábica por ele desenvolvida em um jovem que havia sido mordido por um cão. O pré-candidato a deputado estadual Sid Orleans (PT), sabendo da importância deste setor, inaugurou o Centro de Controle de Zoonoses de Porto Velho no ano de 2008 para oferecer um atendimento diferenciado no controle das doenças veiculadas por animais e por vetores.
Pré-candidatos (as) a estadual
Maria Leonice Tupari (Rede), Estenio Junior (PSDB), Adriana Martins (PL), Dra Taíssa (PSC), Zequinha Araújo (MDB), Ayrton Gurgacz (PDT),Claudia de Jesus (PT-Ji-Paraná), Caê Aires Moura (PSB), Cida do PT (Pimenta Bueno), Léo Simão (PT-Cacoal), Gilvana do Sindur (PT-PVH), Hermínio Coelho (PT-PVH), Lionilda do Sintero (PT-Cacoal), Lula do Assentamento (PT-Alto Alegre), Sid Orleans (PT-PVH), Vandeir do MPA (PT-Nova União), Daniel Barbosa (PT-Alta Floresta), Professora Lílian Ferreira (PT-G. Mirim), Francimar (PT-PVH) e Janilto (PT-P. Bueno).
Pré-candidatos a deputado federal
Para deputado federal, são esses alguns dos pré-candidatos: Fátima Cleide (PT-PVH), foto, Alessandra Lunas (PT-PVH) e Gervano Vicent (PT-M. Andreazza); Samuel Costa (PCdoB), Elias Rezende (União Brasil), Rosângela Hilário (PDT-Porto Velho), Thiago Flores (MDB), Maria Simões (PL), Luiz Cláudio (PL) e Almir Suruí (PDT).
Email da coluna: [email protected]
0 Comentários