O período de aprendizado terá carga horária de oito horas e durará cinco dias, se encerrando na sexta-feira (22). A exceção fica para os recenseadores que coletarão dados dos Povos e Comunidades Tradicionais (PCT), como indígenas e quilombolas, que terão mais um dia de capacitação, segunda-feira (25).
O chefe do IBGE em Rondônia, Luiz Cleyton Holanda Lobato, diz que o cronograma do Censo Demográfico prevê o treinamento dos recenseadores pouco tempo antes do início da coleta de informações nos domicílios para garantir a aplicação correta dos conceitos aprendidos.
O treinamento terá uma parte teórica e uma parte prática, com simulações em mapas de papel e no dispositivo móvel de coleta (DMC), utilizado pelos recenseadores durante o Censo Demográfico. Ao final da capacitação, os participantes terão uma avaliação de aprendizagem.
O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Sua jornada de trabalho mínima deve ser de 25 horas semanais. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao serviço e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios.
A coleta de informação nos domicílios brasileiros começará no dia 1º de agosto e segue até 31 de outubro. “Com as informações, será possível conhecer quem somos, quantos somos e de que forma vivemos”, fala Luiz Cleyton.
0 Comentários