Com a maior infraestrutura de fibra ótica do país sendo compartilhada para múltiplas operadoras, empresa terá papel estratégico para a implantação da nova tecnologia
FTTCity e FTTTower são as novas soluções que já estão disponíveis para contratação pelas operadoras móveis vencedoras do leilão do 5G
São Paulo, 14 de abril de 2022 - A V.tal, primeira empresa de rede neutra fim a fim do mercado brasileiro com a maior infraestrutura de fibra ótica, apresenta ao mercado dois novos produtos voltados para as operadoras móveis e empresas detentoras das torres de telefonia móvel. As novas soluções chegam para atender a implantação e expansão da nova tecnologia 5G no país assim como às demandas atuais do mercado.
O FTTTower (sigla em inglês para “fibra até a torre”) vai conectar as torres e as antenas de telefonia celular entre uma localidade até os Pontos de Presença (PoPs) das operadoras daquela área, por meio do backhaul de fibra óptica da V.tal em um mesmo município. Já o FTTCity (sigla em inglês para “fibra até a cidade”) fará a conectividade entre as localidades e os Pontos de Presença (POPs) que estejam em outros municípios, inter ou intraestadual; neste caso, utilizando trechos de seu backbone e de toda a rede de fibra disponível e exigida para esta conexão.
Estes novos produtos serão instalados a partir da demanda de cada cliente, que poderá adquirir a conectividade com redundância de rede e estarão disponíveis tanto nas localidades com fibra já passada pela V.tal, quanto naquelas onde houver necessidade de cabeamento.
Com uma rede de cerca de 400 mil km de fibra ótica em 2.300 cidades em todo território nacional, a V.tal terá um papel essencial e estratégico na aceleração da implantação do 5G no país. “A capilaridade, robustez e qualidade da nossa rede será fundamental para o 5G acontecer. Já estamos em negociação com algumas empresas e com pilotos das duas novas soluções rodando praticamente em todas as regiões do Brasil”, afirma Pedro Arakawa, CCO da V.tal.
A tecnologia 5G vem acompanhada de uma grande demanda de fluxos de dados em alta velocidade que, por sua vez, exige o suporte de uma rede robusta de fibra ótica para sustentar o tráfego. Além disso, a nova tecnologia demandará de 5 a 10 vezes mais antenas das operadoras nacionais que precisarão de uma infraestrutura de fibra ótica para conectar essas antenas. Atualmente, a V.tal já conecta cerca de 20% de todas as mais de 96 mil antenas de todo o país em atividade segundo dados da Anatel de dezembro de 2021.
Sobre a V.tal
Primeira empresa de rede neutra de fibra ótica fim a fim do mercado brasileiro, com posição única no território nacional, a V.tal oferece soluções de FTTH, além de serviços de atacado para operadoras e provedores de internet de diferentes portes e regiões de todo o país. A rede robusta e com alta capilaridade da V.tal tem cerca de 400 mil km de fibra ótica, chegando a 2,3 mil cidades e mais de 15 milhões de casas passadas disponíveis para contratação de internet de fibra ótica no Brasil com plano de expansão para 32 milhões de casas passadas em 2025.
Atendimento à Imprensa:
Paulo Henrique de Moura - (11) 94710-7622 - [email protected]
Ricardo Muza - (11) 99963-1648 - [email protected]
Ana Claudia Camara – (11) 95551-7657 – [email protected]
0 Comentários