A A JIRAU ENERGIA doou mais de 20 toneladas de resíduos orgânicos em 2021 para a Associação do Observatório Socioambiental, em Nova Mutum Paraná. Trata-se dos resíduos que foram gerados durante o ano no restaurante da Usina Hidrelétrica Jirau. A ação faz parte do projeto de gestão de resíduos desenvolvido na empresa.
De acordo com o Analista Ambiental da JIRAU ENERGIA, Raclei Lorenzetti, para serem efetivas, as iniciativas ambientais do projeto de gestão de resíduos da UHE Jirau dependem de realizações de campanhas internas que estimulem a proteção ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. “Isso é o que demonstra o nosso comprometimento com compromisso social através das diversas atividades desenvolvidas pela companhia”, explicou Raclei Lorenzetti.
Com o material doado, a Associação realiza compostagem e já criou dois subprodutos que são comercializados para os moradores da comunidade. O primeiro é o humus, usado para adubação, rico em matéria orgânica e diversos nutrientes que são facilmente absorvidos pelas plantas, e o segundo subproduto é o fertilizante líquido.
Silviane Martins, Coordenadora de Projetos da COOPPROJIRAU, afirma que é muito importante dar soluções para o descarte de resíduo. “O adubo que criamos leva humus, terra preta e minerais. Ele é repleto de proteínas, não tem adição de componentes químicos e é indicado para adubar plantas de diversas espécies”, destaca Silviane.
Trabalhar para melhorar o aproveitamento de resíduos orgânicos em processos de reutilização e reciclagem traz muitos ganhos, além da produção de adubos ricos em nutrientes, como por exemplo, o aumento da vida útil de aterros sanitários, a preservação do meio ambiente e geração de renda.
0 Comentários