O Governo de Rondônia desenvolve neste sábado (22) o drive-thru de testagem rápida, no Palácio Rio Madeira, das 9h às 13h. Nos primeiros momentos desta manhã, uma grande quantidade de pessoas já aguardava o início da testagem.
Diante do cenário da pandemia no Estado, a população reconhece a necessidade de realizar o teste para a identificação da covid-19. Sintomas gripais ou contato com alguém infectado, são os principais motivos para participar da testagem.
Rosileudo Pereira de Araújo é Policial Militar e foi o primeiro da fila para realizar o teste rápido. Chegou aproximadamente às 2h da manhã. “Cheguei bem cedo para assegurar que eu conseguiria fazer o teste. Estou com os principais sintomas, quero confirmar se estou infectado ou não e me cuidar”, disse.
O vigilante Alex Ferreira teve contato com pessoas infectadas no trabalho e foi orientado a fazer o teste. Chegou por volta das 3h da manhã, o segundo da fila. “Trouxe toda minha família também. Considero muito importante resguardar minha família e ter certeza que eles não estão infectados também. Tem sido difícil realizar testes em outros lugares, então é essencial ações como essa”, comentou.
Até às 11h, mais de 400 pessoas foram atendidas com a realização do teste.
Coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a testagem contou com apoio e incentivo da Juventude Voluntária, desenvolvida pela Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), onde 20 jovens têm ajudado no cadastro de quem está sendo atendido. Na logística, a testagem conta ainda com apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), na organização do tráfego de veículos na região.
O método utilizado nos teste é o antígeno, que consiste em um exame mais preciso com a identificação do coronavírus desde os primeiros dias de infecção, com 93,3% de sensibilidade e 99,4% de especificidade. O processo é baseado na coleta de secreções nasais, por meio de swab (haste flexível com ponta de algodão).
A testagem é para qualquer pessoa que esteja apresentando sintomas gripais ou que esteve em contato com alguém infectado. Todos os casos positivos passarão por consulta médica.
O drive thru tem continuidade durante toda a manhã e segue até 13h, no Palácio Rio Madeira, onde estão sendo disponibilizados dois mil testes rápidos.
0 Comentários