Lenha na fogueira – 26.01.2022
A brasa ainda queima!!!
Por Silvinho Santos (In Memoriam )
Faz alguns meses do falecimento de meu pai Silvio Santos. Mais precisamente dois meses e 27dias. Aliás saudosos e dolorosos dias diga-se de passagem. De lá pra cá tenho refletido muito sobre várias coisas relacionadas a ele e a nossa relação paternal e profissional. Analisando o que várias pessoas do mundo cultural me dizem sobre o legado desse baluarte da nossa cultura e não me furtando ao orgulho de ter a alcunha de “Filho do Zekatraca” resolvi me atrever a escrever algo pertinente a cultura local. Não pretendo aqui substituir meu pai, não tenho tamanho para isso, apenas homenagear meu progenitor.
Vamos lá...
****
A semana se iniciou com uma notícia que muito interessa a classe cultural. A exoneração do presidente da nossa FUNCULTURAL. Não pelo fato da exoneração em si, mas por se tratar de um cargo que tem ligação direta com as realizações culturais do município de Porto Velho e distritos. Por isso nos interessa muito o desenrolar disso tudo.
****
Seria o início da típica dança das cadeiras em ano de eleição? Sei não hein...! Parece que o, agora ex-presidente da Funcultural, tinha lá suas pendengas com a justiça eleitoral. Então agora fica a pergunta: Quem será o novo presidente desse órgão tão relevante para a classe artística da capital?
****
Posso até arriscar um palpite, nosso amigo Eudes Claudino que já foi presidente interino e trabalha na casa, entende do riscado e na minha humilde opinião seria uma ótima opção. O Tatá (Altair dos Santos) também, a Jória que já foi presidente da entidade em questão. Enfim são pessoas que sabemos ter “know how” para o cargo. São pessoas bem articuladas no meio e já trabalham ou trabalharam nessa posição. Independente de quem seja, precisamos de figuras que tenham compromisso com o desenvolvimento cultural de nossa cidade. A gente sabe que infelizmente as questões político partidárias acabam influenciando essas coisas e muitas vazes cidadãos que não tem nada haver com a causa acabam caindo de paraquedas em cargos dessa relevância. É ... acontece.
****
Falando nisso estão abertas desde o último dia 25 até o dia 14 de fevereiro as inscrições para o 2º GUIRII – Festival Amazônico de Contação de História. O evento ocorrerá entre 18 e 22 de março, no formato online. Segundo os organizadores o objetivo da atividade é a exibição de vídeos de contação de histórias para o público infantil.
O projeto é beneficiado pela Lei Federal Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), Governo de Rondônia por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (SEJUCEL). Pelo edital 2ª Edição Pacaás Novos (Nº 32/2021/SEJUCEL-CODEC).
****
Agora falando da parte que me toca diretamente, a presidente da Banda do Vai Quem Quer, Siça Andrade e equipe já está na articulação para o acontecimento da, já esperada em época de pandemia, “Live da Banda” que ocorrerá no dia 26/02 (sábado de carnaval) isto é, na mesma data que tradicionalmente ocorre o desfile. Estamos na expectativa. Espero que dê tudo certo.
É meus amigos... o bicho tá pegando. Esse sujeito que vos escreve está positivado de COVID, mas vai se recuperar na graça de Deus. Enquanto isso sigamos como a Banda do Vai Quem Quer, evitando aglomerações. E sem esquecer da máscara, higienização das mãos com água e sabão ou álcool. Já tomou a dose de reforço? ...
Então corre que a ÔMICRON não tá dando trégua.
0 Comentários