RESEX-Sedam leva extrativistas para conhecerem projetos sustentáveis

PORTO VELHO Tempo

RESEX-Sedam leva extrativistas para conhecerem projetos sustentáveis

Compartilhe no WhatsApp

Acatando determinação do governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, o secretário executivo regional de Guajará-Mirim, Flávio Derzete da Mota, esteve no último final de semana em Machadinho do Oeste, acompanhado de moradores da Reserva Extrativista Rio Pacaas Novas (Resex), para visitar e conhecer os projetos sustentáveis que estão sendo realizados na Reserva Extrativista Rio Preto Jacundá (Resex) e que são considerados um sucesso.



Diversas ações e projetos sustentáveis estão em execução no Estado e o governador Marcos Rocha determinou suas expansões para várias reservas extrativistas, pois o objetivo é a conservação, preservação e ajuda econômica e financeira aos moradores das reservas.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam), Marcilio Leite Lopes, se fez representar pelo coordenador de Unidade de Conservação da Sedam Fábio França, que fez uma explanação aos extrativistas dos trabalhos que o governador Marcos Rocha vem adotando para beneficiar economicamente os moradores das reservas.



O gestor da Resex Rio Preto Jacundá, Ricardo Santos de Abreu, e o presidente da Associação Primavera de Guajará-Mirim, Ronaldo Ferreira Lins, puderam dirimir as dúvidas que os extrativistas tinham em relação aos projetos sustentáveis.

Hoje, segundo Denise Viana Borges, presidente da Associação dos Moradores da Resex Rio Preto Jacundá,  os projetos sustentáveis é a solução para manutenção dos moradores nas reservas e  consequentemente, promover a manutenção e conservação das florestas.

A moradora da Comunidade Campo Novo, Sebastiana da Mota Souza, parabenizou a iniciativa do governo do Estado em incentivar e apoiar os moradores de reservas extrativistas, especialmente com projetos  sustentáveis e que, segundo a moradora  fixa o produtor rural no local.

Ao encerramento da visita, a assessora Especial para Gestão da Unidade de Conservação, Daniela Machado, afirmou que os projetos sustentáveis são hoje uma referência e está sendo copiado para outros Estados da Amazonia Legal.

Fotos. Miro Costa

349 SRT/RO

Siga no Google News

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem