As atividades relacionadas ao Outubro Rosa estão sendo intensificadas pela Prefeitura de Porto Velho para conscientizar o público feminino para a prevenção e tratamento do câncer de mama, por meio dos serviços oferecidos nas unidades de saúde.
Para ter acesso a estes serviços, basta procurar a unidade básica de saúde mais próxima. “O exame de rotina de mamografia, por exemplo, precisa ser intensificado em mulheres que estão na faixa dos 50 aos 69 anos. Já o preventivo é priorizado às mulheres com idades entre 25 e 64 anos”, recomenda Ana Emanuela Carvalho Chagas, coordenadora do Programa de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
Da mesma forma, quem precisa de exame de mamografia deve procurar as unidades de saúde mais próximas de sua casa. “O pedido vai para a regulação e, em seguida, a pessoa é encaminhada ao Centro de Referência e Saúde da Mulher”, explica a coordenadora do Departamento de Média e Alta Complexidade, Francisca Nery.
Nas unidades de saúde são disponibilizados os exames preventivos do câncer de colo do útero, exame clínico para a detecção do câncer de mama, para detecção e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), planejamento reprodutivo, pré-natal e acolhimento de mulheres vítimas de violência.