O DIA NA HISTÓRIA- 8 de Outubro comemora-se o Dia Nacional do Direito à Vida, Dia do Nordestino, Dia Nacional de Doação de Cordão Umbilical e muito mais.Veja!

O DIA NA HISTÓRIA- 8 de Outubro comemora-se o Dia Nacional do Direito à Vida, Dia do Nordestino, Dia Nacional de Doação de Cordão Umbilical e muito mais.Veja!

 O DIA NA HISTÓRIA- Por Lúcio Albuquerque – [email protected]

rondoniaalemdahistoria.com.br

Só nossa história e os personagens

BOM DIA 8 DE OUTUBRO!

COMEMORA-SE

Dia Nacional do Direito à Vida. Dia do Nordestino. Dia Nacional de Doação de Cordão Umbilical. Dia Nacional do combate a Cartéis. Dia Mundial dos Cuidados Paliativos.

Católicos lembram Santa Taís, São João Calábria e Santa Pelàgia.

1912 – O Governo de Mato Grosso instala em Guajará-Mirim um posto fiscal dirigido por Manoel Tibúrcio Dutra

BRASIL

1863 — Nasce Catulo da Paixão Cearense, músico e poeta conhecido como “Poeta do Sertão”, autor do clássico “Luar do Sertão”. 1908 - Nasce Adolfo Bloch, jornalista e empresário criou a TV-Manchete e a revista Manchete. 1928 - Nasce Didi, jogou as copas do Mundo de 1950, 54, bicampeão mundial em 1958 e 1962. 1965 — Na televisão, o ex-governador carioca Carlos Lacerda chama o presidente  Castelo Branco de "traidor da revolução" e rompe com o governo. 

MUNDO

451 — Começa a primeira sessão do Concílio da Calcedônia, onde se confirmou o dogma da Santíssima Trindade. 1582- Devido à implementação do calendário gregoriano, esse dia não existe na Espanha, França, Itália, Polônia e Portugal. 1988 - Último Show solo do cantor Fredy Mercury. 1998 — O poeta português José Saramago é o 1º autor de língua portuguesa a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura.

FOTO DO DIA


Como acontece a qualquer mortal vivente, amado por muitos, odiado por muito poucos (seria uma pitada de inveja?), em realidade era uma espécie de “lenda” dentre os militares do Exército em Rondônia, sem nunca ter ascendido a mais que sargento – assim mesmo conforme quem o conheceu, teria, quase a fórceps, aceito a nova graduação, e já em fim de carreira. No BEC e na sociedade rondoniense era conhecido  como “Cabo Aureo”, mesmo depois de promovido. Seu nome era Áureo Soares Leite, paulista, que em 1966 veio com o primeiro contingente do 5º BEC para Porto Velho e aqui tornou-se um nome para fazer parte da história. Em várias entrevistas repetia sempre seu amor pelo Brasil e, quando perguntavam  a razão de não gostar de usar roupa civil respondia que o uniforme era sua “segunda pele”. Um dos bons momentos de sua vida, ele lembrava foi quando completou 73 anos, então comandante da 17ª Brigada, general Poti dirigiu-se a sua casa, com oficiais e a banda marcial tocou o “Parabéns para você”. Sargento Aureo faleceu a 18 de julho de 2018 e foi sepultado no cemitério do 5º BEC, onde estão muitos dos que foram pioneiros como ele.

Post Navi

Postar um comentário

0 Comentários