Hoje é o nosso dia, o Dia do Médico! Sabemos que exercer a medicina longe dos grandes centros não é fácil. Faltam equipamentos, infraestrutura a infraestrutura é precária, as equipes de saúde carecem de pessoal. Além das limitações para exercer nosso nobre ofício, muitas vezes os médicos não contam com o reconhecimento e a valorização dos gestores públicos e privados.
No entanto, apesar de todas essas adversidades, os médicos do Brasil, de Rondônia, não abandonam seu juramento e ser mantém firmes em seu propósito de atuar na prevenção no diagnóstico, e no tratamento de doenças. Neste ponto, quero chamar a atenção para dois aspectos fundamentais: A necessidade de uma boa relação médico-paciente e o respeito da sociedade e da população a dois princípios que são a base da Medicina. O primeiro é o sigilo absoluto aquilo que ocorre na relação entre médico e o paciente. Essas informações devem ser preservadas, fortalecimento o elo de confiança e a privacidade de quem busca por cuidados. O segundo dele é a autonomia que médico e paciente têm na condução de um tratamento.
Ambos têm o direito de agir em buscada melhor resposta para os problemas da saúde. Ou seja nada pode ser feito fora da previsão legal e nada pode ser realizado sem ter como objetivo trazer o benefício para o paciente, sem expô-lo ao risco. Assim tenho lutado de todas as formas ao meu alcance para que os médicos e a população de Rondônia contem com as condições dignas para o atendimento e a prática da nossa profissão. Trago para vocês uma mensagem de fé e esperança, sei que vivemos tempos difíceis, mas é preciso confiar sempre na importância da medicina para a sociedade, no poder da verdade e na necessidade de sermos éticos:Parabéns aos médicos de Rondônia e do Brasil!
JOSÉ HIRAN GALLO NO DIA QUE RECEBEU A INSÍGNIA DE GRAU DE DOUTOR NA FACULDADE DE MEDICINA NA UNIVERSIDADE DE PORTUGAL 🇵🇹