E um dos personagens responsáveis por essas atividades com as crianças é o professor de educação física Cleverson Pedraza, que ingressou na rede municipal há 14 anos, dos quais, seis dedicados às crianças da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Pé de Murici, na zona Leste.
“A brincadeira é natural do ser humano. O movimento faz parte do nosso dia a dia, seja para atividades corriqueiras dentro de casa, na escola, no trabalho, em praças, parques, enfim, a gente utiliza os nossos movimentos também como forma de brincadeiras e aprendizado”, afirma o educador.
Pedraza acrescenta que as recreações, por mais simples que sejam, potencializam e desenvolvem diversas atividades motoras. Em tempos de tecnologia, quando muitas crianças não desgrudam do celular, até mesmo incentivadas pelos pais, é importante que elas pratiquem atividades físicas e esportivas.
FAMILIARES DEVEM INCENTIVAR
“Os pais precisam e devem incentivar seus filhos a subir em árvores, correr, chutar uma bola e pular corda. Hoje em dia, até uma simples brincadeira muitas vezes já não é permitida, sendo que os pais deveriam incentivar e participar. É por isso que a gente tenta explorar o máximo possível as diversas possibilidades que a escola oferece”, acrescentou o educador.
Ainda de acordo com o professor, não apenas os pais, mas todas as pessoas adultas que estão ao redor das crianças, como tios, avós ou responsáveis, que fazem parte do seu dia a dia, devem incentivar e também brincar com as crianças, para que desenvolvam suas habilidades motoras, tão essenciais para o hoje e para o futuro.
“Qualquer movimento que elas puderem fazer em casa é válido. Eu, como profissional de educação física, um professor de escola infantil, da educação básica, sempre recomendo que as pessoas procurem desenvolver qualquer tipo de atividade, qualquer tipo de exercício físico para que elas tenham um nível de saúde melhor e, consequentemente, melhor qualidade de vida”, orienta o professor.
PAPEL DA ESCOLA
Para a diretora da escola, Gracilene Pimenta, o fato de as crianças estarem muito ligadas ao mundo da tecnologia, faz ser ainda mais necessário que elas retomem o hábito de brincar e interagir com outras crianças. “A nossa escola procura desenvolver o hábito de brincadeiras. Todas as nossas atividades da escola são dinâmicas e buscam trabalhar o coletivo e as brincadeiras tradicionais”, declara.