O DIA NA HISTÓRIA- por Lúcio Albuquerque – [email protected]
23 DE SETEMBRO!COMEMORA-SE
Dia dos Filhos. Dia do Sorvete. Dia do Soldador. Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico. Dia Internacional das Línguas de Sinais. Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças. Dia de Combate ao Estresse. Dia do Técnico Industrial. Dia do Técnico em Edificações.
Católicos lembram São Pio de Pietrelcina e São Lino.
BRASIL
1788- Nasce Bento Gonçalves da Silva, líder da Revolução Farroupilha. 1909- O presidente do Brasil, Nilo Peçanha, cria os liceus de artes e ofícios. 1923 — Fundação da Academia de Belas Artes (atual Centro Universitário Belas Artes de São Paulo). 1940- Nasce o ex-presidente do Brasil, Michel Temer. 1994- Nasce no Rio o primeiro bebê de proveta brasileiro gerado durante a menopausa da mãe.
MUNDO
1846 - 1846 — O astrônomo Johann Gottfried Galle descobre o oitavo planeta do Sistema Solar, Netuno. 1913 — O aviador Roland Garros efetua a primeira travessia do Mediterrâneo em um avião. 1939 — Morre Sigmund Freud, neurologista austríaco “pai da psicanálise”. 1973 — Morre Pablo Neruda, poeta chileno, prêmio Nobel de Literatura em 1971. Em 1997- Um show da banda Irlandesa U2 une muçulmanos, sérvios e croatas em Saraievo, na Bósnia. 2002- Lançada a primeira versão do navegador de internet Mozilla Firefox.
FOTO DO DIA
Cidade de Costa Marques em Rondônia, Rio Guaporé, fronteira com a Bolívia. Segundo Francisco Chianca, pioneiro na região, o local era chamado “Porto da Barra de São Domingos”. Em 1920 Chianca abrigou em seu tapiri o Dr. Espiridião da Costa Marques, que ia pelo Rio Guaporé visitar o Posto Fiscal de Guajará-Mirim, e se impressionou com a cultura do visitante. Quando ele foi embora, no dia seguinte, Chianca escreveu numa folha de papelão: “Porto Costa Marques”. Em 1977 a localidade passou a distrito do município de Guajará-Mirim; em 1981 passa a ser município, em cuja área está o Real Forte do Príncipe da Beira. Em Costa Marques fica a sede da Irmandade do Espírito Santo, que coordena a Festa do Divino, uma procissão fluvial, do Domingo de Páscoa ao domingo de Pentecostes, indo a 50 localidades dos dois países. Acesso – pelos rios Mamoré e Guaporé a partir de Guajará-Mirim ou pela rodovia BR-429.