Evento reúne gastronomia e artesanato na capital federal
A exposição Mostra de Artesanato da Região Norte, simultaneamente com a Mostra Gastronômica Sabores da Amazônia, foram realizadas na semana passada (de 30/08 a 03/09) e contaram com a participação de empreendedores rondonienses que tiveram apoio de diversas entidades para sua participação, entre eles o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae).
A exposição foi uma iniciativa da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, do Senado Federal, em parceria com o Sebrae e a Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais (Abase). Durante a solenidade de abertura, a senadora e presidente da Comissão, Katia Abreu, chamou a atenção para a capacidade de internacionalização de produtos e serviços criados na região Norte do país. “A Mostra tem o intuito de internacionalizar os produtos da economia criativa como artesanato, gastronomia e turismo e apresentá-los ao mundo. Os sete estados aqui representados pelos Sebrae regionais trazem as riquezas e particularidades de cada unidade da federação. Ao mesmo tempo que promovemos o desenvolvimento humano, reduzindo as desigualdades sociais, fortalecemos as cadeias produtivas de diversos segmentos”, afirmou.
“O evento foi um Sucesso com a participação de várias autoridades como o presidente do senado, vários senadores e deputados, diretores do Sebrae Nacional, Abase e Abase Norte, e o principal: os artesãos e chefes de cozinha de nossa região. E, como não poderíamos faltar, o Sebrae em Rondônia abrilhantou o evento com o prato Pirarucu Rondon e seu criador, Chefe Manoel Evangelista, bem como a mestre artesã Hadassah Cris que expôs obras lindas. Estamos muito felizes com a missão cumprida e com o desafio de levar a frente as propostas de projetos que surgiram neste evento que irão impactar na Economia Criativa de nosso Estado”, disse Clébio Billiany, Diretor Administrativo do Sebrae em Rondônia.
A Mostra de Artesanato e Gastronomia da Região Norte, além de ser um movimento de integração nacional, expõe o potencial dos micro e pequenos negócios do artesanato como uma alternativa para fomentar a geração de emprego, renda e turismo.
Para os participantes foi uma grande oportunidade de fazer conexões: “Gratidão ao Sebrae. Entendi o objetivo do evento, uma coisa grandiosa. Mostrar nosso artesanato e culinária. Foram os olhos do mundo que passaram pela Mostra e levei o meu coração e minha Rondônia comigo. Abraçamos a oportunidade com todo o coração”, comemorou Hadassa Oliveira, uma das expositoras.
Na estratégia da Comissão estão previstas outras Mostras com a participação de outras Regiões do país, evidenciando o potencial da Economia Criativa de nosso país.