Lenha na Fogueira- Por Zekatraca
Nesta quarta-feira 15 de setembro, a Casa da Cultura Ivan Marrocos abre as 16 horas a Exposição “Arte Eco-Joias: Mulheres Amazônicas”.
************
A novidade é que a abertura será transmitida ao vivo pela página da FUNCER, no Facebook. A exposição vai contar com apresentações de danças, música e desfile com modelos apresentando as ecojoias.
***********
Os artistas Arlete Cortez e João Zoghbi são os responsáveis pela confecção das ecojoias que conta com biojoias tradicionais agregando o papel reciclado numa fusão que com certeza vai encantar os amantes da arte da bionjoias, objetos descartáveis e insumos da floresta também compõem a exposição.
************
“Teremos também uma exposição de arte contemporânea, com quadros de objetos reciclados e insumos da floresta, dentro da mesma proposta filosófica ecológica”, informa Zoghbi.
***********
Você tem até o dia 30 de setembro, para visitar a exposição na Casa da Cultura Ivan Marrocos sempre entre as 9 e 20 horas.
************
Deu na coluna do Vanglézio Braga: O rondoniense Alisson Jordan vai tentar uma vaga no reality rural da TV Record, "A Fazenda 2021". ªJordan que é bailarino e influenciador digital, tenta a vaga por meio do "Paiol", dinâmica que contará com a votação popular e selecionará apenas um participante para se juntar aos outros vinte peões da 13ª temporada do programa.
***********
Em entrevista ao apresentador Rodrigo Faro, Alisson disse que participar do programa será mais "desafiador do que treinar a cantora Anitta".
***************
Jordan mora em Santa Catarina (SC), tem nas redes sociais uma legião de seguidores. Na plataforma TikTok é conhecido pelo "Challenges", e tem 16 milhões de seguidores. Vamos torcer pelo Jordan.
***********
A Prefeitura de Porto Velho está apoiando a apresentação do musical infantil “Ted, Nina e o Boi do Tempo – Uma Aventura Alimentar”, o mais novo projeto do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca), com sede em Araguaína (TO), que acontece nesta quarta-feira (15), em duas sessões: às 8h30 e às 15h30, no Teatro Banzeiro, com entrada franca.
***********
A atleta do Clube Talentos do Futuro, Maria Eduarda Tavares, iniciou na manhã desta terça-feira seus treinamentos em Sergipe, preparando-se para o Torneio Nacional de Ginástica Aeróbica. Com 19 anos, ela é esperança de medalhas para Porto Velho. Duda recebeu orientação do massificador (termo utilizado para o técnico que implanta a modalidade esportiva) e coordenador do Comitê de Ginástica Aeróbica Esportiva da Federação Sergipana, Mike Negreiros, no Centro Esportivo Negreiros, local onde é sediado o projeto Jovens Talentos da Caixa Econômica Federal apoiado pela Confederação Brasileira de Ginástica. O jovem rondoniense William Miranda, descoberto pelo Talentos do Futuro, também treinou no local. Ele participa do Campeonato Brasileiro, mas defende as bandeiras sergipanas. As duas competições acontecem nos dias 16, 17 e 18 no Ginásio Constâncio Vieira em Aracaju.
**********
É as coisas estão voltando ao normal, porém, ainda não voltaram e por isso devemos continuar usando máscara, evitando aglomerações e o que é mais importante, procurar tomar a vacina em suas duas doses.Sesc Amazônia das Artes divulga programação cinematográfica
De 15 a 18 de setembro, o Serviço Social do Comércio – Sesc Rondônia, por meio da sua Coordenação de Cultura, realizará dentro da 13ª edição do Sesc Amazônia das Artes, o Fórum de Cinema – que levantará debates audiovisuais por meio de uma programação híbrida. As exibições acontecerão de forma presencial no Audicine do Sesc Esplanada - que fica localizado na Avenida Presidente Dutra, 4175, Olaria -, e contará com uma mostra gratuita de 5 filmes do eixo Norte e Nordeste. O Sesc Rondônia estará seguindo os protocolos de distanciamento social e o uso da máscara é obrigatório para acesso ao local.
De maneira remota, no dia 18 de setembro (sábado) será realizado no Youtube do Sesc Rondônia um debate com o tema “Realizando cinema na Amazônia”, que contará com a mediação da Técnica de Cultura do Sesc Rondônia, Betânia Avelar; com a presença da realizadora rondoniense Simone Norberto; da pesquisadora e educadora na área de cinema e audiovisual Naara Fontinele; e do realizador roraimense Thiago Briglia.
PROGRAMAÇÃO
15/09 – (QUARTA-FEIRA)
18h30: DIAS DE ATERRO (AC)
· Sinopse: Raimundo Martins, Maria do Socorro E Aquino Cordeiro são catadores do aterro de inertes de Rio Branco, Acre. O documentário narra a história de vida desses trabalhadores, mostrando o cotidiano no aterro e refletindo sobre o conceito de lixo, meio ambiente e economia.
· Diretor: Dhárcules Pinheiro
· Classificação Indicativa: Livre Para Todos Os Públicos
· Duração (23 minutos)
19h: NOSSAS HISTÓRIAS NO MURO: Mulheres e a Arte na fronteira Brasil-Venezuela (RR)
· Sinopse: Em maio do 2019, três artistas venezuelanos foram até o Latife Salomão, um abrigo na cidade de Boa Vista, RR, onde moram 159 mulheres e crianças venezuelanas em situação de refúgio no Brasil. Diana, Génova, e Andy também eram migrantes, mas chegaram lá com uma outra intenção—de encher de cores às paredes cinzas do abrigo. Passaram dias no espaço, trocando histórias com as residentes e convidando elas a participar no planejamento e na pintura do mural. O resultado é uma obra que reflete as histórias das mulheres migrantes que convivem no abrigo, mulheres que cruzaram rios e fronteiras à procura de uma vida melhor. Cada vez mais, as mulheres fazem um papel de protagonista nas histórias globais de migração. No Latife Salomão, elas percebem a sua força representada em dezenas de cores.
· Direção: Adriana Duarte e Benjamin Mast
· Classificação Indicativa: Livre Para Todos Os Públicos
· Duração (6 minutos)
16/09 – (QUINTA-FEIRA)
18h30: RIO RISO DESAFIO (PI)
· Sinopse: Relatos de pescadores e pescadoras do Poti Velho, Bairro mais antigo de Teresina, Capital do Piauí, no nordeste brasileiro. Antes de surgir a cidade, no mesmo local, existia uma pequena Vila onde a principal atividade era a pesca, característica que se mantém até hoje, quase três séculos depois. Memórias, angústias e denúncias de mais tratos aos rios.
· Diretor: Javé Montuchô
· Classificação Indicativa: Livre Para Todos Os Públicos
· Duração (23 minutos)
19h15: PASSAR UMA CHUVA (AP)
· Sinopse: Durante uma chuva que já dura sessenta anos, o músico renomado Nonato Leal faz uma retrospectiva de sua trajetória no Estado do Amapá. Músico de larga experiência, o instrumentista relata sua chegada, suas memórias e sua vida.
· Roteiro e Direção: Aron Miranda
· Classificação Indicativa: Livre Para Todos Os Públicos
· Duração (15 minutos)
17/09 – (SEXTA-FEIRA)
18h30: NAZARÉ ENCANTADA (RO)
· Sinopse: O Documentário “Nazaré Encantada”, sobre a comunidade de Nazaré, na região do Baixo Rio Madeira, município de Porto Velho, Rondônia, é uma homenagem à cultura ribeirinha e identidade amazônica. Por meio de relatos sobre os mitos como Boto, Cobra-Grande, Curupira, Matinta Pereira, é possível se aprofundar nas relações sociais, vivências, impressões, bagagens, tradições, práticas e costumes de um grupo, que conscientemente ou não, vem revertendo a condição de subjugada e recalcada para uma atitude emponderada e descolonizadora.
· Direção: Simone Norberto
· Classificação Indicativa: Livre Para Todos Os Públicos
· Duração (91 minutos)
· Haverá debate com a realizadora Simone Noberto
18/09 – (SÁBADO)
· 18h30: DEBATE “REALIZANDO CINEMA NA AMAZÔNIA”
· Debatedores: Técnica de Cultura do Sesc Rondônia, Betânia Avelar; com a presença da realizadora rondoniense Simone Norberto; da pesquisadora e educadora na área de cinema e audiovisual Naara Fontinele; e do realizador roraimense Thiago Briglia.
· Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
· Local: Canal do Youtube do Sesc Rondônia
SOBRE O SESC AMAZÔNIA DAS ARTES
O Sesc Amazônia das Artes é uma rede de intercâmbio das artes e da cultura, que cria laços e fortalece a criação artística, dando visibilidade para as potencialidades que aparecem no cenário cultural da Amazônia Legal e do Piauí, tornando-se um instrumento de transformação e de desenvolvimento da produção artística da região.