JIRAU ENERGIA- Pescadores de Nova Mamoré são capacitados em curso de Formação de Aquaviário para pilotar embarcações de até dez metros

PORTO VELHO Tempo

JIRAU ENERGIA- Pescadores de Nova Mamoré são capacitados em curso de Formação de Aquaviário para pilotar embarcações de até dez metros

Compartilhe no WhatsApp

A capacitação foi oferecida em uma ação conjunta entre Jirau Energia e Marinha do Brasil 


Uma ação conjunta entre Jirau Energia e Marinha do Brasil capacitou 15 pescadores da Colônia de Pescadores Z13 com a Formação de Aquaviário em Nova Mamoré (RO). O curso foi realizado em julho durante cinco dias e carga horária de 39 horas, entre teoria e prática, habilitando os pescadores às competências exigidas de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés Nível 1 e Marinheiro Fluvial Auxiliar de Máquinas Nível 1. 

Dessa forma, o grupo está apto para exercer as capacidades previstas na NORMAM-13/DPC, com carteira específica de uso profissional para pilotar embarcações de até dez metros e potência propulsora de até 170kW. 

IMPORTÂNCIA

Para o Presidente da Colônia de Pescadores Z13, Raimundo Alves Viana, o curso é de extrema importância para a localidade. “Alguns pescadores não tinham a carteira profissional e agora podem pilotar suas embarcações”, afirma Viana. A Colônia é um dos públicos atendidos pelo Programa de Monitoramento e Apoio à Atividade Pesqueira da Jirau Energia. O Programa promove a sustentabilidade pesqueira e a melhoria da qualidade de vida dos pescadores da região de influência da UHE Jirau ao desenvolver uma série de ações estabelecidas no licenciamento ambiental da Usina.

COMPROMISSO JIRAU



O Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da Jirau Energia, Veríssimo Neto, comemora o fato de que, a partir desta formação, os pescadores poderão exercer suas atividades com maior segurança. “Agora os pescadores da Colônia Z13 estão habilitados com a carteira de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés Nível 1. Este curso reforça o compromisso da Jirau Energia com a comunidade de pescadores”, destaca Neto. 


Fonte:Assessoria


Siga no Google News

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem