Preocupado com a situação nos municípios de: Cacoal, Guajará-Mirim, Rolim de Moura, Jaru, São Miguel do Guaporé, Vilhena e Ji-Paraná, que há muito tempo sofrem com a falta de um IML (Instituto Médico Legal) causando assim, um desgaste e sofrimento para as pessoas que necessitam de tais serviços o deputado estadual Jair Montes (Avante), pediu através de indicação que Poder Executivo, através da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), e à Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG), inclua na LOA/LDO para o exercício de 2022, orçamento para instalação de Posto Avançado do Instituto Médico Legal nos municípios citados.
Para o parlamentar, a instalação destes postos, ajudará não somente a população dos sete municípios, mas como também aos municípios adjacentes. ”Acredito que com a implantação desse Posto, nós podemos ajudar não somente a população local, como também aos municípios circunvizinhos. Além de dar condições de trabalho para perícia e dos profissionais da Policia Civil, e para a população evitando demora nos resultados de necropsia, realização de exames de corpo de delito e outros quando necessário. ”
O parlamentar ressaltou ainda que a implantação do Instituto de Medicina Legal – IML, no município de Cacoal, se legitima em oferecer condições mínimas necessárias à realização das atividades das equipes de Perícias Criminalísticas e Médico-Legais na região do Café.