O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), recebeu do Ministério da Saúde (MS), nesta quarta-feira (28), na Central Estadual da Rede de Frio, em Porto Velho, mais uma remessa de imunizantes contra a Covid-19, que serão destinadas às regionais de saúde de todo o Estado.
Neste lote foram recebidas 37.800 doses de vacinas, sendo 20.250 doses da AstraZêneca e 17.550 doses da Pfizer, para imunizar a população, prevista no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO). Esta remessa contempla a 1° dose do seguinte público alvo:
- Pfizer: gestantes, puérperas, comorbidades e pessoas com deficiência permanente, sendo da faixa etária entre 50 e 54 anos;
- AstraZêneca: comorbidades e pessoas com deficiência permanente, trabalhadores do transporte aéreo, trabalhadores portuários, forças de segurança, de salvamento e forças
- armadas.
A 32ª remessa de vacina será distribuída às Regionais de Saúde, sendo 6.291 para a Regional de Ji-Paraná, 3.090 para a Regional de Cacoal, 2.580 para a Regional de Vilhena, 3.967 para a Regional de Ariquemes, 3.098 para a Regional de Rolim de Moura e 18.774 para a Regional de Porto Velho.
Com essa nova remessa, Rondônia contabiliza o montante de 1.181.588 doses de vacinas contra a covid-19, recebidas do Governo Federal, sendo:
- Coronavac: 422.308;
- AstraZeneca: 568.000;
- Pfizer: 156.780;
- Janssen: 34.000
PLANO DE ACELERAÇÃO DA VACINAÇÃO
Durante a entrega de vacinas na Rede de Frio, a Agevisa anunciou o Plano de Aceleração da Vacinação contra a covid-19 em Rondônia para secretários e técnicos municipais de saúde, profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e da Agevisa e o representante do Ministério da Saúde (MS).
O plano tem como principais premissas, a rapidez na distribuição das vacinas, realização de campanhas de divulgação de massa, monitoramento diário das coberturas vacinais, inspeções sanitárias em salas de vacinas, além de capacitações técnicas.
Para a coordenadora estadual da covid-19 da Agevisa, Flávia Serrano, o objetivo principal é melhorar os indicadores com relação a 2ª dose da vacina, pois todas as vacinas são importantes. “Estamos aos poucos retornando as nossas atividades laborais, sendo importante que a população em geral e os profissionais estejam vacinados, tendo uma imunidade coletiva. Por isso, é importante procurar o local de vacinação e completar as duas doses”.
0 Comentários