O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), se prepara para inaugurar em breve a estrutura do Novo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) que vai modernizar as ações do atual Centro Integrado de Operações (Ciop) no atendimento à população na área da Segurança Pública.
Segundo o secretário da Sesdec, Cel. Hélio Cysneiros Pachá, “o CICC vai passar a integrar toda a estrutura do Ciop, que inclui hoje a Polícia Militar de Rondônia (PMRO), Corpo de Bombeiros Militar (CBMRO) e a Polícia Civil (PC), além de outros órgãos federais, estaduais e municipais, de acordo com a necessidade do Estado”, destacou o secretário.
Somente no primeiro semestre deste ano, foram recebidas pelo Ciop um total de 53.988 ligações, sendo registradas 42.547 ocorrências pela PMRO; e 3.065 pelo CBMRO, 4.007 orientações ao público; 4.369 trotes totalizando, então, a média de 300 atendimentos por dia em ocorrências de roubo, ameaça, acidente de trânsito, uso de entorpecente, lesão corporal, furto em residência, vias de fato, perturbação do sossego, embriaguez na direção, tentativa de furto, roubo de veículo, dentre outros.
PVSA
No local, o atendimento não para. Os policiais se revezam em regime de escala de plantão, durante as 24 horas. Ao ligar para o Ciop, o cidadão primeiro é atendido por um Prestador Voluntário de Serviço Administrativo (PVSA), que repassa aos policiais militares, bombeiros militares e policiais civis, que despacham as viaturas para o local.
Nas ocorrências que exigem maior complexidade e detalhamento, um policial militar chefia a equipe dos prestadores voluntários, com respaldo para uma demanda de maior gravidade. A Prestação Voluntária de Serviço Administrativo iniciou em 2017. “Hoje 41 jovens atuam no Ciop, em escalas de 6 horas diárias, no atendimento na central de emergência, com o videomonitoramento, no setor administrativo, na portaria e com a assessoria de tecnologia da informação”.
INTEGRAÇÃO
O videomonitoramento de ruas e avenidas da cidade é feito durante 24 horas no Ciop, permitindo a elucidação de ocorrências a partir das filmagens. Flagrantes, como o uso de entorpecentes ou acidentes de trânsito, são visualizados pelos servidores e, posteriormente, colaboram como prova e suporte no processo de investigação.
Ainda de acordo com o secretário da Sesdec, coronel Pachá, em breve com a inauguração do novo CICC, totalmente tecnológico, “a Sesdec vai integrar outras forças de segurança não só na nova sala de Vídeo Wall (parede de vídeo), com mais monitores e geradores de energia, mas também na Sala de Crise, que também conta com uma Vídeo Wall para solucionar ocorrências de grande repercussão que exigem uma integração maior”, destacou o secretário, informando ainda que a Sesdec já está planejando a expansão do CICC, cujo projeto já está em fase de conclusão para iniciar a licitação.