Lenha na Fogueira- Por Zekatraca
Tudo Indica que estamos aos poucos, voltando ao normal em se falando sobre a Pandemia provocada pela Covid 19.
*********
Os ambientes estão voltando apesar de ainda terem que observar severamente, as determinações da ANVISA no que diz respeito ao distanciamento, uso de máscara, álcool em gel entre outras.
*********
Em Rondônia e em especial na capital Porto Velho, as aulas serão retomadas no próximo dia 9 de agosto.
**********
E no rastro da abertura escolar, outros eventos voltarão gradativamente, até que tudo esteja normalizado. Se Deus quiser!
**********
Tem uma coisa que já era para estar sendo comentado, pelo menos perante as entidades envolvidas, que é o DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA e o Carnaval de um modo geral.
**********
Para ser sincero, nem sei quem é o presidente da FESEC ou qualquer de seus diretores. De qualquer maneira, a Funcultural de Porto Velho também não se manifestou a respeito do assunto, o que quer dizer, que se por acaso a Pandemia chegar a patamares que podem ser considerados como normais, terão que começar tudo do ‘começo’, sem nenhum planejamento o que com certeza, tornara o retorno dos nossos desfiles carnavalescos, mais difíceis de acontecer.
**********
O mesmo estamos observando a respeito dos nossos blocos carnavalescos como Banda do Vai Quem Quer; Us Dy Phora; Até Que a Noite Vire Dia; Murupi, Axé Folia etc.
*********
Como nossos carnavalescos, inclusive eu, somos ligados ao carnaval CARIOCA, lembramos que para incentivar as escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, a direção da TV Globo decidiu que vai transmitir as disputadas de samba enredo de todas as escolas de samba. É claro que apenas as do Grupo Especial.
************
Assim a direção da emissora dos Marinhos se manifestou: Inédito! TV Globo fará programas para escolhas dos sambas-enredo do Grupo Especial do Rio para o Carnaval de 2022.
**********
A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) apresentou para os presidentes das doze escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro uma grande novidade sobre o processo de escolha dos sambas-enredo para os desfiles do Carnaval de 2022. A TV Globo criará quatro programas, além de um especial, em que vão ser escolhidos os sambas.
**********
O presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro, revelou a novidade que foi falada e aprovada em reunião plenária na Liga.
***********
“Demos uma satisfação para os presidentes sobre o nosso trabalho. Completamos quatro meses na gestão da Liesa. Discutimos o assunto da TV Globo. Recebemos uma proposta e amanhã vou levar nossa resposta para eles.
**********
Eles vão fazer programas, pela primeira vez, cada escola do Grupo Especial vai levar três sambas finalistas, e saberemos o samba campeão de cada escola. Será na TV Globo aberta.
************
No total, a Globo fará quatro programas e mais um especial com todos os sambas escolhidos. Todos os presidentes aprovaram”.
************
As coisas começam a voltar ao normal. Porém, nada de relaxar, precisamos continuar usando máscara, álcool em gel e manter o distanciamento. A Covid 19 ainda está em ação. Vamos continuar com as precauções.
COMPOSITOR
Bado é contemplado com o "Premio Grão de Música 2021"
O cantor, compositor e instrumentista Bado, foi contemplado esta semana com o "Premio Grão de Música 2021". A seleção foi realizada após audição do conjunto da obra do músico e, entre as diversas composições, a curadoria escolheu a música "Mundos" para compor a coletânea PGM/2021. "Mundos" é uma parceria com o músico e compositor Baaribu Nonato, nasceu em meio ao Fórum Mundial de Cultura ocorrido em São Paulo no ano de 2004. Com a seleção, Bado receberá um troféu criado pelo artista visual Elifas Andreato, uma escultura em bronze maciço apoiada sobre uma base de mármore e participará ainda da coletânea Grão de Música, um CD de canções prensado para fins, exclusivamente, promocionais disponibilizado para o público no formato digital por meio do sítio oficial na Web. (https://premiograodemusica.
O Prêmio Grão de Música é um espaço de valorização e divulgação de compositores, compositoras e intérpretes da música brasileira (gênero canção) de diferentes gerações, vinda de todas as regiões do país e cuja criação poética e musical contemple as características e sotaques locais, regionais e nacionais. O projeto foi idealizado pela cantora e compositora Socorro Lira, teve sua primeira edição em novembro de 2014 em cerimônia realizada na cidade de Salvador – Bahia.
Bado afirma estar muito feliz pela seleção. "Estar participando de um projeto com visibilidade nacional para nossa música, para nosso Estado é muito gratificante, pois é reflexo de todo um trabalho ao longo da vida e uma prova de que a nossa música ultrapassa as fronteiras", disse o músico.
O compositor aguarda a data da cerimônia para o recebimento do troféu que acontecerá em São Paulo, nesta VIII edição do Premio Grão de Música. A coletânea desta edição já esta disponível no endereço do site exposto acima.
A música "Mundos" fez parte do CD solo de Bado chamado "Aldeia de Sons" e na sua produção contou com a participação de grandes músicos como, Chico Chagas - arranjo/piano e teclados, Sardinha - contrabaixo, Junior Lopes - bateria e Bira Lourenço - Percussão. (Fonte: Assessoria).
0 Comentários